O crescimento intensificou-se no último trimestre, já que no meio do ano o indicador marcava avanço de 3,38%, conforme dados da Abad (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores). A alta real de 4,04% no setor é ante o mesmo período de 2012.

Em setembro, a Abad apontou avanço de 4,85% sobre o mesmo mês do ano passado, apesar da queda de 2,8% em relação a agosto.

Segundo o presidente da entidade, José do Egito Frota Lopes Filho, os números sinalizam que o setor atacadista deve encerrar o ano com crescimento real de pelo menos 3,5%. “Contribui para esse cenário o fato de a inflação estar um tanto estável. Além disso, a taxa de desemprego permanece baixa, em torno de 5,5%, e a renda continua a crescer”, destaca Lopes Filho.

Os itens de consumo básico das famílias constituem a fatia mais significativa do faturamento de atacadistas e distribuidores. Esse segmento de vendas detém mais de 50% do mercado nacional de produtos de mercearia, de acordo com a associação.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo