O cleo de Varejo da ESPM foi criado, em 2005, com o objetivo de aproximar as atividades acadêmicas do mercado e obter destes conhecimentos tácitos e desafios, exercendo assim uma integração entre empresas e escola.

Desde então, o objetivo do Núcleo tem sido o de desenvolver novos conhecimentos e colocá-los à disposição de empresas, estudantes, professores e demais stakeholders. Seguimos as tradições da ESPM como escola de referência em Marketing e influenciadora por inovar em formatos, programas e temas.

Neste sentido, nos posicionamos como um Núcleo Acadêmico que oferece temas inovadores para os segmentos emergentes do varejo e assim nos tornamos pioneiros e protagonistas em temas como e-commerce, em shopper marketing, em marketing para shopping centers, marketing do varejo farma e marketing do varejo fashion.

MISSÃO: reduzir a distância entre empresas e conhecimento, oferecendo soluções transformadoras por meio da educação executiva.

VISÃO 2020: ser reconhecido como o mais relevante núcleo de geração de conhecimento aplicado em varejo.

VALORES:

  • alunos com a melhor experiência
  • professores altamente motivados e engajados na causa da inovação e transformação do varejo
  • cursos com temas inovadores, diferenciados e com foco em segmentos do varejo
  • presença no mercado
  • produção de conhecimento com diversidade de formatos
  • presença em eventos internacionais

PILARES: inovação disruptiva, excelência acadêmica, formação de líderes transformadores, tradição ESPM.

Como prova da visão inovadora e de oferta dos diferenciais a estudantes e empresas, o Núcleo de Varejo inaugurou, em 2006, o Retail Lab – Laboratório Experimental de Varejo, primeiro do País em instituições de ensino. Neste exclusivo espaço, são ministradas aulas e realizadas pesquisas sobre comportamento do shopper para estudos de gerenciamento de categorias. O Retail Lab dispõe de equipamentos de exposição, mercadorias de diversas categorias, como alimentos; higiene e limpeza; refrigerados e congelados; moda esportiva; farma; cosméticos, entre outros.

Os cursos oferecidos pelo Núcleo de Varejo procuram atender a diversas necessidades. Quem deseja rápida formação, porém com profundidade em temas específicos, encontra excelentes opções nos Programas de Atualização em Varejo.

Para os que buscam uma formação mais ampla e completa, há nos PGE’s e MBA’s opções como Pós-Graduação Empresarial em Varejo, MBA em Gestão Estratégica de Varejo e MBA em Trade Marketing. São programas que variam entre 360 e 420 horas, abertos ou fechados para empresas.

O Núcleo de Varejo realiza, ao longo do ano, uma série de Seminários e Workshops. São eles:

  • Tendências do Varejo — realizado uma vez por ano, traz as novidades do maior encontro global do setor, o Retail Big Show, e aponta os rumos sobre gestão, tecnologia e consumidores para as empresas, seus gestores e estudantes.
  • Retail Farma Brasil — série de workshops com o objetivo de desenvolver conhecimento sobre gerenciamento de categorias e gestão do PDV. Em 2015, foram realizados sete eventos sobre temas que trataram do comportamento do shopper, sortimento, planogramação, entre outros.
  • O inovador Know, que discute a relação entre loja física e on-line dentro das organizações varejistas, visando ao desenvolvimento do conceito omni-channel.

A ESPM Consult é o novo braço de consultoria que faltava. Por esse meio, conseguimos atender às empresas interessadas em trabalhos de consultoria de varejo.

Os professores do Núcleo de Estudos do Varejo são especialistas, com grande vivência de mercado em empresas de destaque nacional e internacional. Desenvolveram-se como mestres e doutores e continuam atuando como consultores, de maneira a manter atualizados os seus conhecimentos sobre o mercado.

Nossas publicações são veiculadas diariamente em redes sociais, como Twitter e Facebook, no próprio site do núcleo (https://varejo.wpengine.com) e no Clipping do Varejo, que é enviado para um mailing de mais de três mil empresas.

Segundo o coordenador do Núcleo de Varejo, prof. Ricardo Pastore, o mundo do varejo tornou-se mais complexo e desafiador. Consumidores mudam seu comportamento e obrigam os varejistas a buscar inovação e produtividade.

Para as empresas, é necessário aprimorar a gestão, profissionalizar a estrutura, ter indicadores claros, estratégias inteligentes e rentabilidade acima da média para obter vantagem competitiva. Estamos na era do conhecimento, os consumidores estão mais e melhor informados e colocam-se dispostos a colaborar para terem em troca melhores experiências de compra no ponto de venda.

É diante desse cenário que o Núcleo de Varejo se coloca para ajudar você e sua empresa.

Seja bem-vindo ao Mundo do Varejo! Seja bem-vindo ao cleo de Varejo da ESPM!

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