Origem do índice
O consumidor brasileiro está mais consciente.
Ele sabe o que esperar de um produto ou serviço, está mais exigente quanto à qualidade e entende a questão do valor com muito mais propriedade. Dessa forma, ele possui papel cada vez mais ativo no processo de compra dos bens de consumo e serviços.
Se o consumidor é tão importante no desenvolvimento da economia brasileira, não seria igualmente importante conhecer a sua opinião sobre os bens de consumo e serviços que ele adquire e consome das empresas de varejo?
Foi para responder a essa pergunta que surgiu o INSV.
O INSV surgiu em 2020 com o objetivo de medir o grau de satisfação dos shoppers com relação aos principais segmentos econômicos do varejo brasileiro.
O INSV é uma evolução do INSC, Índice Nacional de Satisfação do Consumidor, criado em 2011 pelo então professor-pesquisador do Núcleo de Marketing e Finanças da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM Ricardo Pomeranz. Enquanto o INSC trazia os resultado de 92 empresas de diferentes setores da economia, o INSV foca exclusivamente em empresas do varejo, analisando 300 empresas e 564 bandeiras.