Fevereiro 2022

  • A experiência de compra do consumidor e o seu comportamento pós-pandemia é tema na ABRIN Talks
    Prof. Ricardo Pastore

  • Varejo em Foco e In360º na curadoria de conteúdo do Conexão Farma 2022
    Prof. Ricardo Pastore

  • A importância das redes sociais e do whatsapp na lucratividade das farmácias e drogarias
    Prof. Ricardo Pastore

  • O PDV está diferente, mas o que mudou?
    Prof. Ricardo Pastore

  • Contento Comunicação organiza ciclo de palestras no Abradilan Conexão Farma
    Prof. Ricardo Pastore

Novembro 2021

  • Inovação, Transformação Digital e Tecnologias: NRF 2022
    Prof. Ricardo Pastore

  • Acelerando o varejo de olho na NRF 2022 | Ecompare – Brasil
    Prof. Ricardo Pastore

  • O consumidor quer mesmo comprar em um clique?
    Prof. Ricardo Pastore

  • #CONAREC2021: A importância da experiência phygital no pós-pandemia
    Prof. Ricardo Pastore

  • Preços ganham evidência em índice de satisfação do varejo
    Prof. Ricardo Pastore

Outubro 2021

  • Top Alimentação
    Prof. Ricardo Pastore

  • De arroz e feijão a pipoca e iogurte grego, Top Alimentação traz 22 campeãs
    Prof. Ricardo Pastore

  • Top Alimentação
    Prof. Ricardo Pastore


Setembro 2021

  • Shopping centers: É hora de começar a sonhar de novo
    Prof. Ricardo Pastore

Agosto 2021

  • Como usar o trade marketing como vantagem competitiva na farmácia?
    Prof. Ricardo Pastore

  • Trade Marketing Farma reúne experiências da indústria e do varejo
    Prof. Ricardo Pastore

  • Quem é o omnishopper e como ele muda a realidade das farmácias?
    Prof. Ricardo Pastore


Julho 2021

  • E-commerce: crescer e se atualizar são constâncias no varejo eletrônico
    Prof. Ricardo Pastore
  • Empresas oferecem descontos a imunizados para incentivar vacinação contra Covid-19
    Prof. Ricardo Pastore

  • A importância da presença digital para os varejistas
    Prof. Ricardo Pastore


Maio 2021

  • Varejista reposiciona marcas para acompanhar jornada do consumidor
    Prof. Ricardo Pastore

Abril 2021


Março 2021


Fevereiro 2021

  • Estar onde o consumidor está
    Prof. Ricardo Pastore

Janeiro 2021

  • Varejo 4.0: lojas sem caixa nem estoque exigem mudanças nos vendedores
    Prof. Ricardo Pastore

Dezembro 2020

  • Atacarejo foi resiliente na crise
    Prof. Ricardo Pastore

Novembro 2020

  • Liderar a distância pode dar certo
    Prof. Ricardo Pastore

  • O PDV está diferente, mas o que mudou?
    Prof. Ricardo Pastore

  • Alavanque as vendas da sua farmácia com a Black Friday
    Prof. Ricardo Pastore

Setembro 2020

  • E-commerce muda cesta de compras
    Prof. Ricardo Pastore


Julho 2020

  • A Nova Era do varejo
    Prof. Ricardo Pastore

Maio 2020


Abril 2020


Março 2020

  • Mobile commerce tem nova fase inspirada nos aplicativos de delivery
    Prof. Ricardo Pastore

  • PRONTO PARA COMER E VENDER
    Prof. Ricardo Pastore

Revista Lide de Ricardo Pastore


Dezembro 2019

Loja do Futuro

Prof. Ricardo Pastore

https://www.slideshare.net/retaillab/revista-da-espm-ricardo-pastore-226495980

Novembro 2019

Horas de planejar as ações de Natal

Prof. Ricardo Pastore

https://www.slideshare.net/retaillab/impressao-boxnet-201911-ricardo-pastore

Abril 2018

Varejo 4.0: o poder onipresente do omnichannel

Prof. Ricardo Pastore

Dezembro 2018

Vendas pela internet no Brasil devem crescer 39% até 2022

Prof. Ricardo Pastore

https://www.ricardopastore.com.br/wp-content/uploads/2018/12/d77cdbf8-6a5d-9f82-b5db-ff74afc0945c.mp4?_=1

Catupiry quer ser mais do que requeijão

Prof. Ricardo Pastore

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,catupiry-quer-ser-mais-do-que-requeijao,70002639351

Novembro 2018

Lojas físicas com novo significado

Profa. Fabíola Pases

http://visualizacao.boxnet.com.br/#/?t=00812955D0A5FF01A9915D2EEB9B0BF502000000031FD018504C9BDB3E54FD124BC206390D74CE80EB19CE13CD39C378D3146E69EE53B7B9934D569BB2F438E6E89942BA92432B54DDEFB4F26F4FA489C3D809E783BBC457B309D6D77A7B0A244F65F86B

Outubro 2018

A Jornada do Cliente

Prof. Ricardo Pastore

Setembro 2018

Indo além do fundo branco

Profa. Heloisa Omine

http://visualizacao.boxnet.com.br

Junho 2018

Luxo no lixo

Profa. Katherine Braun

http://visualizacao.boxnet.com.br

Os segredos da loja mais lucrativa e popular do planeta

Prof. Ricardo Pastore

https://www.valor.com.br/empresas/5623725/os-segredos-da-loja-mais-lucrativa-e-popular-do-planeta

A Kiabi sorri para o Brasil

Profa. Katherine Braun

https://www.istoedinheiro.com.br/a-kiabi-sorri-para-o-brasil/

Abril 2018

Público descolado atrai negócios de nicho a Pinheiros

Prof. Rodrigo Vasconcelos

http://pme.estadao.com.br/noticias/pme,publico-descolado-de-pinheiros-atrai-negocios-de-nicho,70002282155,0.htm

As oportunidades que não podem ser perdidas

Prof. Roberto Nascimento

Venda direta muda para atender novos hábitos de consumo

Prof. Alexandre Marquesi

http://g1.globo.com/globo-news/conta-corrente/videos/v/venda-direta-muda-para-atender-novos-habitos-de-consumo/6658489/

Janeiro 2018

Entenda o papel da inteligência de mercados nas vendas da indústria

Prof. Roberto Nascimento

https://blog.geofusion.com.br/inteligencia-mercado-vendas-industria

Outubro 2017

8 dicas para bombar seu e-commerce na Black Friday

Prof. Alexandre Marquesi

https://blog.cielo.com.br/2017/10/17/8-dicas-para-bombar-seu-e-commerce-na-black-friday/

Avanço da tecnologia faz aumentar a produtividade das empresas

Prof. Alexandre Marquesi

http://www.mccomunicacao.com.br/mc/services/SIIM_MateriaImagem/2017/Outubro/19/1247537.wmv

Setembro 2017

Indústria aposta em venda na internet para entender hábitos do cliente

Prof. Ricardo Pastore

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/09/1915367-industria-aposta-em-venda-na-internet-para-entender-habitos-do-cliente.shtmlhttps://varejo.wpengine.com/

Agosto 2017

Nova era no varejo

Prof. Ricardo Pastore

http://istoe.com.br/nova-era-no-varejo/

Julho 2017

Comércio lança programas de fidelidade personalizados

Prof. Ricardo Pastore

http://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/videos/ultimos-videos/16271754/comercio-lanca-programas-de-fidelidade-personalizados.html

Maneira correta de abordar o cliente pode ajudar a aumentar as vendas

Profa. Heloisa Omine

http://g1.globo.com/economia/pme/pequenas-empresas-grandes-negocios/noticia/2017/07/maneira-correta-de-abordar-o-cliente-pode-ajudar-aumentar-vendas.html

Junho 2017

Pesquisa mostra que, mesmo na crise, consumidor compra por impulso

Profa. Heloisa Omine

https://www.youtube.com/watch?v=1_VKlGVi4hc

Veja os truques dos supermercados para você gastar mais

Prof Ricardo Pastore

https://pt.slideshare.net/retaillab/ricardo-pastore-estadao

Março 2017

As novas arenas da comunicação revisitadas: trade marketing e o crescente poder do varejo

Prof. Ricardo Pastore

Revista ESPM

Novembro 2016

Black Friday: confira dicas para comprar de forma segura

Prof. Roberto Nascimento

http://noticias.r7.com/record-news/hora-news/videos/black-friday-confira-dicas-para-comprar-de-forma-segura-24112016

Consumidores estão atentos e viram fiscais de preços na Black Friday

Prof. Roberto Nascimento

http://propmark.com.br/mercado/consumidores-estao-atentos-e-viram-fiscais-de-precos-na-black-friday

Setembro 2016

Prof. Ricardo Pastore

Uma vitrine de reflexões sobre a loja do futuro

1 2 3 4 5 6

Agosto 2016

Prof. Rogério Lima

GSK prefere o aperto

2660937

Maio 2016

Prof. Ricardo Pastore

Crise e disrupção

http://mais.espm.br/pos-graduacao/crise-e-disrupcao

Abril 2016

Prof. Ricardo Pastore

Fevereiro 2016

Prof. Ricardo Pastore

Direto da Redação

https://www.youtube.com/watch?v=d6be4fQTqII

 

Prof. Roberto Nascimento

Surpreender o consumidor pode alavancar vendas no período de Carnaval

http://www.fecomercio.com.br/NoticiaArtigo/Artigo/14897

Janeiro 2016

Prof. Roberto Nascimento

Artigos de segunda mão são opção para empreender

http://economia.estadao.com.br/blogs/sua-oportunidade/artigos-de-segunda-mao-sao-opcao-para-empreender/

Dezembro 2015

Prof. Ricardo Pastore

Por um 2016 de sucesso

Novembro 2015

Prof. Roberto Nascimento

Supermercado seleciona fornecedores qualificados

http://www.mccomunicacao.com.br/mc/services/clippingm/noticia_emailv2.asp?a=ESPM&b=36045771&c=30/11/2015

Prof. Roberto Nascimento

Marcas próprias fidelizam consumidor

http://www.mccomunicacao.com.br/mc/services/clippingm/noticia_emailv2.asp?a=ESPM&b=36045801&c=30/11/2015

Prof. Roberto Nascimento

Lojistas usam Black Friday para reduzir estoques

http://oglobo.globo.com/economia/negocios/lojistas-usam-black-friday-para-reduzir-estoques-18166601

Prof. Ricardo Pastore

Clientes valorizam mais preço que atendimento

Setembro 2015

Prof. Ricardo Pastore

Rede regional deve aproveitar melhor o potencial do comércio no interior

Prof. Roberto Nascimento

Mais em Um

Agosto 2015

Prof. Ricardo Pastore

Guia paranoico para o consumidor em tempos de crise

http://epoca.globo.com/vida/noticia/2015/08/guia-paranoico-para-o-consumidor-em-tempos-de-crise.html

Prof. Ricardo Pastore

Conheça truques dos ‘caçadores de promoções’

http://www.redetv.uol.com.br/jornalismo/melhorpravoce/videos/ultimos-programas/conheca-truques-dos-cacadores-de-promocoes

Julho 2015

Prof. Roberto Nascimento

Organização da Loja

http://www.slideshare.net/retaillab/roberto-nascimento-organizao-da-loja

 

Prof. Ricardo Pastore

Equilíbrio Ideal

Prof. Alexandre Marquesi

Livro – A Comunicação de Mercado em Redes Virtuais

 

Janeiro 2015

Prof. Roberto Nascimento

Anuário Farmacêutico 2015

http://pt.slideshare.net/retaillab/anuario-farmaceutico-2015-roberto-nascimento

 

Prof. Roberto Nascimento

Drible a inflação com ações táticas de defesa

https://varejo.wpengine.com/wp-content/uploads/2015/02/Dec.pdf

Prof. Roberto Nascimento

Cliente endividado, cuidado redobrado

http://pt.slideshare.net/retaillab/eletrolar-news-roberto-nascimento

Dezembro 2014

Prof. Roberto Nascimento

Conquiste o coração do cliente da sua marca própria através dos 5 sentidos

http://www.indikabem.com.br/compras/conquiste-o-coracao-do-cliente-da-sua-marca-propria-atraves-dos-5-sentidos

Prof. Alexandre Marchese

Social media vira negócio promissor e se consolida

http://propmark.uol.com.br/digital/51162:social-media-vira-negocio-promissor-e-se-consolida

Novembro 2014

Prof. Roberto Nascimento

Marcas Exclusivas

 

Prof. Ricardo Pastore

Marketing no Varejo

http://mais.espm.br/2014/11/marketing-no-varejo.html

Prof. Ricardo Pastore

Muito além da graduação

http://www.slideshare.net/retaillab/revista-guia-da-farmacia-muito-alm-da-graduao

 

Outubro 2014

Prof. Ricardo Pastore

Formação de Preços

http://www.slideshare.net/retaillab/formao-de-preos-prof-ricardo-pastore

 

Setembro 2014

Prof. Ricardo Pastore

Câmeras detectam expressões do cliente e se ele saiu feliz da loja

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/09/cameras-detectam-expressoes-do-cliente-e-se-ele-saiu-feliz-da-loja.html

Prof. Ricardo Pastore

Sensores ajudam lojistas a conhecer melhor o gosto dos clientes

http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/44398/Sensores-ajudam-lojistas-a-conhecer-melhor-o-gosto-dos-clientes.html#.VAeCFWRdU72

Agosto 2014

Prof. Ricardo Pastore

Tendências de Consumo

http://www.slideshare.net/retaillab/tendncias-do-comportamento

Profa. Heloisa Omine

Vendas de loja crescem 25% após reformulação da vitrine

http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2014/08/vendas-de-loja-crescem-25-apos-reformulacao-da-vitrine.html

Julho 2014

Prof. Ricardo Pastore

Não insista no erro

https://varejo.wpengine.com/nao-insista-no-erro

Prof. Roberto Nascimento

Na rota do crescimento

https://varejo.wpengine.com/na-rota-do-crescimento

Maio 2014

Prof. Roberto Nascimento

Estética e Saúde

http://www.slideshare.net/retaillab/estetica-e-saude-roberto-nascimento

Prof. Bia Cavalcante

Faturamento Crocante

http://www.slideshare.net/retaillab/faturamento-crocante-bia-cavalcante

 

Prof. Roberto Nascimento

Azeites Prontos Para Crescer

http://www.slideshare.net/retaillab/azeites-prontos-roberto-nascimento

 

Prof. Roberto Nascimento

O Abraço Ficou Maior

http://www.slideshare.net/retaillab/robertonascimento

 

Abril 2014

Prof. Roberto Nascimento

Customização

http://www.indikabem.com.br/marcas/customizacao

Março 2014

Prof. Roberto Nascimento

http://www.slideshare.net/retaillab/venda-saudavel-roberto-nascimento

 

Fevereiro 2014

Prof. Alexandre Marquesi

Anonimato na internet pode esconder insegurança

https://varejo.wpengine.com/10236/anonimato-na-internet-pode-esconder-inseguranca

Dezembro 2013

Prof. Rubens Simonsen

Shoppings novos: poucas lojas e clientes são comuns

https://varejo.wpengine.com/9581/shoppings-novos-poucas-lojas-e-clientes-sao-comuns

Novembro 2013

Prof. Ricardo Pastore

Cursos de gestão atraem profissionais de outras áreas

https://varejo.wpengine.com/9557/cursos-de-gestao-atraem-profissionais-de-outras-areas

Outubro 2013

Prof. Roberto Nascimento

Boa Vizinhança

http://arquivosclipping.espm.br/clipping/20131030/boa_vizinhanca-3.pdf

Prof. Ricardo Pastore

Por que o Walmart não decolou no Brasil

http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/131924_POR+QUE+O+WALMART+NAO+DECOLOU+NO+BRASIL

Junho 2013

Valor Econômico

Grandes redes já aderiram ao programa Minha Casa Melhor

Prof. Ricardo Pastore

http://www.dci.com.br/comercio/grandes-redes-ja-aderiram-ao-programa-minha-casa-melhor–id352471.html

Minha Casa Melhor terá retorno lento

Prof. Ricardo Pastore

http://www.dci.com.br/comercio/minha-casa-melhor-tera-retorno-lento-id350894.html

Maio de 2013

As táticas para descobrir mentiras em uma negociação

Prof. Roberto Nascimento

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/as-taticas-para-descobrir-mentiras-em-uma-negociacao

Apesar de incentivo, preço do smartphone não caiu.

Prof Ricardo Pastore.

http://www.redetv.com.br/Video.aspx?52,15,334864,jornalismo,redetv-news,apesar-de-incentivo-preco-do-smartphone-nao-caiu

Abril de 2013

Emergentes pagarão mais por produtos de marcas

Prof. Roberto Nascimento

http://www.indikabem.com.br/compras/2013/04/emergentes-pagarao-mais-por-produtos-de-marcas/

Abastecer prateleiras é o negócio da Repor Brasil

Prof. Ricardo Pastore

http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/0059/noticias/repor-brasil-cresce-ao-diversificar-servicos

Dia das Mães

Prof. Ricardo Pastore

http://arquivosclipping.espm.br/clipping/20130405/dia_das_maes-3.pdf

Executivo no varejo, vagas no atacado

Prof. Ricardo Pastore

http://arquivosclipping.espm.br/clipping/20130405/executivo_no_varejo_vagas_no_atacado-3.pdf

 

Março de 2013

Núcleo de Estudos e Negócios da ESPM

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,formacao-e-arma-do–e-commerce-contra-apagao-de-talentos-,1005363,0.htm

PROMOÇÃO: Carne de cavalo e soda cáustica

Prof. Roberto Nascimento

http://indikabem.com.br/roberto-nascimento/promocao-carne-de-cavalo-e-soda-caustica

Dezembro de 2012

Venda direta disputa mercado da internet

Prof. Roberto Nascimento

http://www.dgabc.com.br/News/5997084/venda-direta-disputa-mercado-da-internet.aspx

Novembro de 2012

Rede Cybelar compra parte da Colombo em São Paulo e Minas

Prof. Ricardo Pastore

http://www.dci.com.br/comercio/rede-cybelar-compra-parte-da-colombo-em-sao-paulo–e-minas-id319929.html

Turismo e atacado no foco de supermercados

Prof. Roberto Nascimento

http://www.dci.com.br/comercio/turismo-e-atacado-no-foco-de-supermercados-id318625.html

RETAIL GIFTING É LEVADO À ESPM-SP

Prof. Ricardo Pastore

http://promoview.com.br/mercado/241744-retail-gifting-e-levado-a-universidade-de-florida/

Outubro de 2012

Prof. Heloísa Omini

Cencosud cresce com a diversificação de negócios no mercado

Prof. Roberto Nascimento

http://www.dci.com.br/comercio/cencosud-cresce-com-a-diversificacao-de-negocios-no-mercado-id316907.html

Quanto vale uma boa ideia

Prof. Ricardo Pastore

A pátria no octógono

Prof. Clarisse Setyon

Setembro de 2012

Mais um toque de mestre

Prof. Ricardo Pastore

Agosto de 2012

Os truques do supermercado para fazer você comprar mais

Prof. Ricardo Pastore

Com incentivo estatal, setor de consumo retoma expansão

Prof. Ricardo Pastore

http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRSPE87G01720120817

Especialista recrimina leis para sacolas plásticas

Prof. Ricardo Pastore

http://www.gironews.com/supermercado/especialista-recrimina-leis-para-sacolas-plasticas-15469/

Campanha contra sacolinhas foi ‘desastre completo’, diz especialista

Prof. Ricardo Pastore

http://www.redebrasilatual.com.br/temas/ambiente/2012/08/campanha-contra-as-sacolinhas-e-201ctiro-no-pe201d-afirma-especialista-em-varejo/?searchterm=campanha%20contra%20as%20sacolinhas

Julho de 2012

Consumidor brasileiro está mais exigente

Prof. Roberto Nascimento

http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=1277520&tit=-vista-com-juros-so-no-Brasil

Shoppings: fechamento ameaça 60 mil funcionários

Prof. Roberto Nascimento

http://blogs.estadao.com.br/jt-seu-bolso/shoppings-fechamento-ameaca-60-mil-funcionarios/

Brinde Lucrativo

Prof. Roberto Nascimento

Junho de 2012

Dia dos Namorados

Prof. Ricardo Pastore

Manter a rentabilidade do Pão de Açúcar é desafio do Casino

Prof. Roberto Nascimento e Prof. Denis Santini

http://www.mccomunicacao.com.br/mc/services/clippingm/noticia_email.asp?a=19841444&b=76B831D8&c=22/6/2012

Carrefour é a francesa mais admirada do Brasil

Prof. Roberto Nascimento

A embalagem hoje

Prof. Fabio Mestriner

 

Mudança de comando é desenhada do GPA

Prof. Roberto Nascimento

 

Hipermercado dá banho de loja em roupas

Prof. Ricardo Pastore

Maio de 2012

Polêmica das sacolinhas não acabou. OAB quer mais debate

Prof. Ricardo Pastore

 

Múlti de alimentos dos EUA adquire a Yoki por R$1,75 bi

Prof. Roberto Nascimento

10 livros para entender mais sobre franquias

Prof. Denis Santini

http://exame.abril.com.br/pme/noticias/10-livros-para-entender-mais-sobre-franquias?p=3#link

Fidelizar clientes deverá ser aposta do comércio para crescer em 2012

Pro. Roberto Nascimento

Imagem Melhor

Prof. Roberto Nascimento

Marcas próprias em expansão

Prof. Roberto Nascimento

Abril de 2012

Ponto Crítico

Prof. RIcardo Pastore e Prof. João Vicente

http://acritica.uol.com.br/manaus/Critico-Assista-programa-segunda-feira-Noticias-Jornalismo-Politica-Informacao-Policia-TV_A_Critica-Ponto_Critico-Manaus-Amazonas_3_691760823.html

Com Salfer, máquina de vendas busca faturas R$1 bi a mais

Prof. Ricardo Pastore

Saiba ampliar vendas usando promoção como estratégia

Prof. Roberto Nacimento

http://invertia.terra.com.br/empreendedor/noticias/0,,OI5730565-EI19586,00.html

 

Desempenho de Gigantes

Prof. Roberto Nascimento

Onde está o dinheiro?

Prof. Roberto Nascimento

Materia capa

View more documents from retaillab.

Vendas de marcas próprias disparam no Brasil

Prof. Roberto Nascimento

http://www.hsm.com.br/artigos/vendas-de-marcas-proprias-disparam-no-brasil

Fim das sacolas plásticas só prejudica o consumidor!

Prof. Ricardo Pastore

http://jovempan.uol.com.br/noticias/saopaulo/2012/04/fim-das-sacolas-plasticas-so-prejudica-o-consumidor.html

No caminho da profissionalização

Prof. Ricardo Pastore

https://varejo.wpengine.com/no-caminho-da-profissionalizacao

Março de 2012

Marcas de cerveja, carro e times investem nos ovos de chocolates

Prof. Roberto Nascimento

http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/?c=17927&t=Marcas%20de%20cerveja,%20carro%20e%20times%20investem%20nos%20ovos%20de%20chocolates

Marcas próprias ganham espaço no país

Prof. Roberto Nascimento

https://varejo.wpengine.com/marcas-proprias-ganham-espaco-no-pais

MIN: Modelo Integrado de Negociação

Prof. Roberto Nascimento

https://wwws.universeg.com.br/universeg/relacione.asp

Fevereiro de 2012

Peixe Urbano adquire site de reservas online Zuppa

Prof. Pedro Waengertner

http://idgnow.uol.com.br/mercado/2012/02/16/peixe-urbano-adquire-site-de-reservas-online-zuppa

Janeiro de 2012

Limitar sacolinha é tendência mundial

Prof. Roberto Nascimento

https://varejo.wpengine.com/limitar-sacolinha-e-tendencias-mundial

Abrir uma franquia ficou 82% mais caro em três anos

Prof. Denis Santini

http://exame.abril.com.br/pme/noticias/abrir-uma-franquia-ficou-82-mais-caro-em-tres-anos

Varejo: cenário é otimista para 2012

Prof. Ricardo Pastore

http://www.dcomercio.com.br/index.php/economia/sub-menu-comercio/80164-varejo-cenario-e-otimista-para-2012

Dezembro de 2011

Av. Paulista completa 120 anos

Prof. Heloisa Omine

http://www3.propmark.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=68153&sid=6&tpl=printerview

O papel do supermercado

Prof. Ricardo Pastore

https://varejo.wpengine.com/o-papel-do-supermercado

Conter euforia é melhor recomendação na hora de aproveitar o IPI menor

Prof. Ricardo Pastore

https://varejo.wpengine.com/2555/conter-euforia-e-melhor-recomendacao-na-hora-de-aproveitar-o-ipi-menor

Novembro de 2011

Pão de Açúcar, Máquina de Vendas e Riachuelo preveem 2012 estável

Prof. Ricardo Pastore

https://varejo.wpengine.com/2526/pao-de-acucar-maquina-de-vendas-e-riachuelo-preveem-2012-estavel