O que é o Índice Nacional de Satisfação do Varejo?
O INSV-Brasil é uma medida de satisfação do consumidor brasileiro. Ele é nacional e avalia a qualidade dos bens de consumo e serviços dos vários setores representativos das empresas de varejo no País.
Essa qualidade é expressa através da opinião do consumidor – que ele publica espontaneamente na internet – e refere-se a um bem de consumo ou serviço adquirido e utilizado. A satisfação medida pelo INSV fundamenta-se, então, na experiência de consumo acumulada.
Para que serve o INSV?
Tendo em vista que se trata de um índice nacional, cuja amostragem provém da internet, o INSV nos permite enxergar o varejo e a competitividade em vários de seus setores através de uma perspectiva única: a da qualidade de bens de consumo e serviços vista sob a ótica do consumidor.
O INSV possibilita que o estudo da “curva de demanda em função da qualidade dos bens de consumo e serviços” ganhe uma nova interpretação. A qualidade não é mais avaliada apenas através da eficiência do processo de produção mas também de acordo com a interpretação do próprio consumidor.