É o que aponta levantamento da Nielsen. O volume de vendas de produtos comprados pelo brasileiro caiu, no pior desempenho já verificado nos últimos dez anos. De janeiro a agosto, o consumidor levou para casa 1% a menos em mercadorias (alimentos, itens de higiene e beleza, perecíveis, entre outros) do que no mesmo período do ano passado.

Menor renda disponível e reflexo do repique inflacionário tiveram forte peso nessa redução da demanda. Apenas uma das oito seções analisadas registra alta na quantidade comercializada em super e hipermercados, segundo a consultoria. Trata-se do departamento de limpeza, cuja alta foi de 2,5% no período.

Para o ano de 2013, a expectativa da Nielsen é de estabilidade nos números – o volume vendido deve ser semelhante ao do ano passado. “Existe uma queda que não se via há muitos anos, mas a boa notícia é que essa desaceleração está menor. Até abril, o volume caía 1,6%. No acumulado até agosto, está em queda de 1%”, disse Fábio Gomes, gerente de atendimento da Nielsen.

Nesse cenário em que as lojas não conseguem vender volumes maiores, os ganhos de receita acabam vindo de aumentos de preços – e, para defender o lucro, muitas vezes são feitos ajustes internos, como corte de custos e despesas.

Empresas de consumo e varejistas já têm adotado essa estratégia nos últimos meses. Em determinados períodos do ano, Hypermarcas, Unilever, Ambev e BRF aumentaram preços – em certos casos, acima da inflação – para repassar pressões em custos e defender rentabilidade.

Analistas questionaram se este era o momento de apresentar tabelas novas – num ambiente de incertezas econômicas e relutância do consumidor em fazer novos gastos. Nesse cenário, o consumidor pode rejeitar o aumento, reduzindo a lista de compras (ao cortar mercadorias da cesta) ou diminuir o volume comprado, substituindo itens. Na contramão, o Grupo Pão de Açúcar decidiu negociar aumentos com a indústria e ampliar resultados a partir de alta do volume vendido neste ano.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo