O Omo e a Coca-Cola dividem com a Nike, a Nestlé e a Samsung o prêmio Top do Prêmio Folha Top Mind 2013. Pela primeira vez, cinco marcas empatam tecnicamente na principal categoria da pesquisa: Omo com 6%, Coca-Cola com 5% e Nike, Nestlé e Samsung com 3% das menções. Em comum, todas elas priorizam a conexão emocional, a inovação dos produtos e a interação com seus consumidores, embora atuem em segmentos distintos.

O Datafolha entrevista brasileiros em todas as regiões do país perguntando qual é a marca que vem à cabeça sem especificar produtos ou serviços para o Top do Top. Em seguida, indaga as mais lembradas em cada segmento. O empate ocorre quando há diferença de até três pontos percentuais entre as marcas. Para desempatar, o critério usado é o de awareness. Ele é medido na segunda pergunta referente a outras marcas lembradas além da citada na primeira questão. Se o percentual atingido for ao menos quatro pontos acima da concorrente, ela vence e tem o selo “AW”. Se for menor, a igualdade é mantida.

A edição deste ano trouxe novas categorias: carne, talheres, companhias aéreas e pratos congelados, além da Top Tecnologia e quatro Top Regionais (Norte/Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Sul), totalizando 54. Em comparação a 2012, Samsung e Claro foram as que tiveram o melhor desempenho de um ano para o outro. Samsung, em smartphone, cresceu de 15% para 25% nas menções, enquanto Claro, em TV por assinatura, aumentou de 6% para 16%. Na categoria Top Tecnologia, a marca sul-coreana lidera com 20% das menções, seguida pela LG com 6%, Nokia e Sony/Sony Ericsson com 5% e Apple com 4%.

O Prêmio Folha Top of Mind é resultado de um levantamento anual feito por amostragem com o conjunto da população adulta brasileira. O estudo foi produzido entre os dias 7 e 9 de agosto de 2013 com base em mais de 5 mil entrevistas divididas em duas amostras com homens e mulheres, com idade igual ou superior a 16 anos, de todos os níveis sociais e escolaridades.

Confira a lista das marcas premiadas:

1. Top do Top
Coca-Cola, Nestlé, Samsung, Nike e OMO (empate)

2. Top Performance
Claro e Samsung (empate)

3. Top Meio Ambiente
Natura e Ypê (empate)

4. Top Olimpíadas
Nike e Olympikus (empate)

5. Top Copa do Mundo
Nike

6. Top Masculino
Pirelli

7. Top Feminino
Pampers

8. Top Smartphone
Samsung

9. Top Operadora de Internet Banda Larga
Net, Oi e Vivo (empate)

10. Top Operadora de Celular
Vivo

11. Top TV por Assinatura
Sky

12. Top Companhia Aérea
TAM

13. Top Banco
Banco do Brasil

14. Top Cartão de Crédito
Visa

15. Top Plano de Saúde
Unimed

16. Top Seguro
Bradesco

17. Top Poupança
Caixa

18. Top Agência de Viagens
CVC

19. Top Alimentação
Sadia e Nestlé (empate)

20. Top Leite
Ninho, Itambé e Parmalat (empate)

21. Top Sorvete
Kibon

22. Top Carne
Friboi

23. Top Adoçante
Zero-Cal

24. Top Maionese
Hellmann´s

25. Top Margarina
Qualy

26. Top Supermercados
Extra e Carrefour (empate)

27. Top Loja de Móveis e Eletrodomésticos
Casas Bahia

28. Top Tinta de Parede
Suvinil

29. Top Sabão em pó
Omo

30. Top Fogão
Brastemp

31. Top Máquina de Lavar Roupas
Brastemp

32. Top Geladeira
Consul

33. Top Notebook
Samsung

34. Top Aparelho de TV
LG e Samsung (empate)

35. Top Tecnologia
Samsung

36. Top Refrigerante
Coca-Cola

37. Top Cerveja
Skol

38. Top Higiene
Colgate e Omo (empate)

39. Top Antisséptico Bucal
Colgate

40. Top Pasta de Dente
Colgate

41. Top Aparelho de Barbear
Gillette

42. Top Pratos Congelados
Sadia

43. Top Fralda Descartável
Pampers

44. Top Tintura de Cabelo
Koleston

45. Top Talheres
Tramontina

46. Top Sabonete
Lux

47. Top Desodorante
Rexona

48. Top Carro
Volkswagen e Fiat (empate)

49. Top Combustível
Petrobras

50. Top Pneu
Pirelli

51. Nordeste
Primor

52. Sudeste
Casas Bahia

53. Sul
PPG/Tintas Renner

54. Nordeste/Centro Oeste
Vivo

(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo