O Omo e a Coca-Cola dividem com a Nike, a Nestlé e a Samsung o prêmio Top do Prêmio Folha Top Mind 2013. Pela primeira vez, cinco marcas empatam tecnicamente na principal categoria da pesquisa: Omo com 6%, Coca-Cola com 5% e Nike, Nestlé e Samsung com 3% das menções. Em comum, todas elas priorizam a conexão emocional, a inovação dos produtos e a interação com seus consumidores, embora atuem em segmentos distintos.
O Datafolha entrevista brasileiros em todas as regiões do país perguntando qual é a marca que vem à cabeça sem especificar produtos ou serviços para o Top do Top. Em seguida, indaga as mais lembradas em cada segmento. O empate ocorre quando há diferença de até três pontos percentuais entre as marcas. Para desempatar, o critério usado é o de awareness. Ele é medido na segunda pergunta referente a outras marcas lembradas além da citada na primeira questão. Se o percentual atingido for ao menos quatro pontos acima da concorrente, ela vence e tem o selo “AW”. Se for menor, a igualdade é mantida.
A edição deste ano trouxe novas categorias: carne, talheres, companhias aéreas e pratos congelados, além da Top Tecnologia e quatro Top Regionais (Norte/Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Sul), totalizando 54. Em comparação a 2012, Samsung e Claro foram as que tiveram o melhor desempenho de um ano para o outro. Samsung, em smartphone, cresceu de 15% para 25% nas menções, enquanto Claro, em TV por assinatura, aumentou de 6% para 16%. Na categoria Top Tecnologia, a marca sul-coreana lidera com 20% das menções, seguida pela LG com 6%, Nokia e Sony/Sony Ericsson com 5% e Apple com 4%.
O Prêmio Folha Top of Mind é resultado de um levantamento anual feito por amostragem com o conjunto da população adulta brasileira. O estudo foi produzido entre os dias 7 e 9 de agosto de 2013 com base em mais de 5 mil entrevistas divididas em duas amostras com homens e mulheres, com idade igual ou superior a 16 anos, de todos os níveis sociais e escolaridades.
Confira a lista das marcas premiadas:
1. Top do Top
Coca-Cola, Nestlé, Samsung, Nike e OMO (empate)
2. Top Performance
Claro e Samsung (empate)
3. Top Meio Ambiente
Natura e Ypê (empate)
4. Top Olimpíadas
Nike e Olympikus (empate)
5. Top Copa do Mundo
Nike
6. Top Masculino
Pirelli
7. Top Feminino
Pampers
8. Top Smartphone
Samsung
9. Top Operadora de Internet Banda Larga
Net, Oi e Vivo (empate)
10. Top Operadora de Celular
Vivo
11. Top TV por Assinatura
Sky
12. Top Companhia Aérea
TAM
13. Top Banco
Banco do Brasil
14. Top Cartão de Crédito
Visa
15. Top Plano de Saúde
Unimed
16. Top Seguro
Bradesco
17. Top Poupança
Caixa
18. Top Agência de Viagens
CVC
19. Top Alimentação
Sadia e Nestlé (empate)
20. Top Leite
Ninho, Itambé e Parmalat (empate)
21. Top Sorvete
Kibon
22. Top Carne
Friboi
23. Top Adoçante
Zero-Cal
24. Top Maionese
Hellmann´s
25. Top Margarina
Qualy
26. Top Supermercados
Extra e Carrefour (empate)
27. Top Loja de Móveis e Eletrodomésticos
Casas Bahia
28. Top Tinta de Parede
Suvinil
29. Top Sabão em pó
Omo
30. Top Fogão
Brastemp
31. Top Máquina de Lavar Roupas
Brastemp
32. Top Geladeira
Consul
33. Top Notebook
Samsung
34. Top Aparelho de TV
LG e Samsung (empate)
35. Top Tecnologia
Samsung
36. Top Refrigerante
Coca-Cola
37. Top Cerveja
Skol
38. Top Higiene
Colgate e Omo (empate)
39. Top Antisséptico Bucal
Colgate
40. Top Pasta de Dente
Colgate
41. Top Aparelho de Barbear
Gillette
42. Top Pratos Congelados
Sadia
43. Top Fralda Descartável
Pampers
44. Top Tintura de Cabelo
Koleston
45. Top Talheres
Tramontina
46. Top Sabonete
Lux
47. Top Desodorante
Rexona
48. Top Carro
Volkswagen e Fiat (empate)
49. Top Combustível
Petrobras
50. Top Pneu
Pirelli
51. Nordeste
Primor
52. Sudeste
Casas Bahia
53. Sul
PPG/Tintas Renner
54. Nordeste/Centro Oeste
Vivo
(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo