A farmacêutica americana Merck apresentou lucro líquido atribuível a seus controladores de US$ 1,12 bilhão no terceiro trimestre. Ante igual período do ano passado, houve queda de 35%, influenciada pelo menor nível de vendas, ainda na esteira do fim da patente do campeão de vendas Singulair, e custos altos.

As vendas da companhia no trimestre totalizaram US$ 11,03 bilhões, uma queda de 4% na comparação anual, incluindo um efeito negativo de dois pontos percentuais referente à variação cambial.

Em relatório, a Merck informou que as vendas de medicamentos em países emergentes recuaram 4%  na mesma base de comparação, incluindo efeito negativo de seis pontos percentuais relativo ao câmbio. “As vendas em mercados emergentes corresponderam a cerca de 20% das vendas da área farmacêutica no terceiro trimestre, com forte crescimento no Brasil, Coreia, Rússia e Turquia, e desempenho negativo na China e no México”, informou o laboratório.

Em relação à linha de custos, a Merck apontou que gastos relacionados à reestruturação de sua área de pesquisa e desenvolvimento foram determinantes para a elevação das despesas no trimestre.

(Stella Fontes e Renato Rostás | Valor)

(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo