Segundo Associação de Redes de Farmácia, mix de produtos e expansão das grandes redes são os motivos do resultado expressivo

De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), as vendas nas redes de varejo farmacêutico do país atingiram R$ 21 bilhões de janeiro a setembro desse ano. O número é 13,21% superior ao registrado nos mesmos nove meses de 2012.

Produtos de higiene, beleza e bem-estar são apontados como responsáveis por este resultado, já que são responsáveis por 31,89% do faturamento total. Segundo o presidente da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto, essa categoria de produtos apresentou um crescimento de 18,22% se forem comparados os nove primeiros meses de 2012 com o mesmo período de 2013. O número corresponde a R$ 6,7 bilhões.

Outro destaque do estudo é o número de lojas, que até setembro estava próximo dos 5 mil. No mesmo período, a presença de farmacêuticos nas drogarias cresceu 14,86% em relação a setembro de 2012. Nos últimos 12 meses, o setor registrou média de 27 estabelecimentos inaugurados mensalmente.

Fundada em 1991, a Abrafarma reúne 32 associados, sendo as 29 maiores redes de farmácias do País, que contam com cerca de cinco mil lojas em todos os Estados brasileiros. Confira as estatísticas comparativas de janeiro a setembro de 2012 com os mesmos nove meses de 2013:

(Por NoVarejo – Escrito por  Rômulo Madureira) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo