Responda rápido: qual é a segunda bebida mais popular do mundo? Que a primeira é a água, todo mundo sabe. Entretanto, poucos lembram do honroso segundo lugar ocupado pelo chá. De olho nisso, o Starbucks abriu ontem em Nova York uma loja voltada para esse tipo de drink. E a previsão é que ela seja a primeira de muitas.

Localizada no Upper East Side, a Teavana Fine Teas + Tea Bar é a primeira loja aberta pela rede após suaaquisição pelo Starbucks por 620 milhões de dólares em dezembro. Ao todo, a Teavana tem hoje cerca de 350 unidades espalhadas por shoppings nos Estados Unidos. E a meta da companhia é chegar a 1000 lojas até 2018.

“Estamos introduzindo novos sabores ao paladar americano”, afirmou a Bloomberg Businessweek Charlie Cain, vice-presidente da área de desenvolvimento de conceitos do Starbucks.

Mais do que isso, a companhia está pensando num mercado global de 90 bilhões de dólares repleto de oportunidades. De acordo com a Starbucks, o interesse por chá nos EUA cresceu 16% nos últimos cinco anos.

Cardápio

A Teavana do Upper East Side tem um aspecto zen – assim como o cardápio. Quem passa por lá pode pagar 8,95 dólares por uma porção de cogumelo com couve crocante e tomar uma limonada de morango, um Slimful Chocolate Decadence Oolong ou outro dos drinks da casa preparados em 90 segundos nas máquinas BKON.

“o Strawberry Blush Rose é inspirado no absinto”, revela Naoko Tsunoda, diretor de desenvolvimento de chás (sim, eles têm um desses) da Teavana. “As pessoas não percebem os sabores complexos do chá. Está mais para vinho do que para café”, complementa Cain.

Além de chás, sucos e iogurtes já foram alvos do Starbucks em 2013. No começo do mês, a rede anunciou um investimento de 70 milhões de dólares para quadruplicar a produção de sucos em suas fazendas da California. Em julho, foi fechada uma parceira com a Danone para o desenvolvimento de uma linha saudável de iogurtes que chega às lojas em 2014.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo