O WalMart, o maior varejista do mundo, está expandindo seus negócios na China à medida que busca aumentar a rentabilidade em um setor de varejo em desaceleração.

O Walmart abrirá 110 lojas na China entre 2014 e 2016, somando-se às 30 que já foram abertas este ano, disse a empresa em uma coletiva de imprensa em Pequim nesta quinta-feira.

A empresa fechou 11 lojas e está considerando fechar mais 15 a 30 outras nos próximos 18 meses, disse Greg Foran, presidente-executivo do Walmart China, no que ele chamou de um processo de racionalização.

O Walmart deseja lucrar com a evolução do cenário varejista chinês, cada vez mais ativo no comércio eletrônico, que segundo estimativas deve registrar um crescimento anual composto de 32 por cento entre 2012 e 2015, de acordo com a Bain & Co.

“Os consumidores estão usando mais a tecnologia, especialmente aqui na China”, disse Mike Duke, o presidente-executivo da companhia.

Ele disse também que o negócio de comércio eletrônico do Walmart cresceu cerca de 30 por cento no primeiro semestre do ano, e que a empresa está alinhada com a estratégia do governo chinês, que promove uma emergente classe média e urbanização.

O Walmart anunciou na semana passada que estava fechando 50 lojas deficitárias no Brasil e na China, conforme a rede varejista busca assegurar que as vendas cresçam mais rapidamente que as despesas operacionais. As vendas internacionais caíram 2,9 por cento no trimestre encerrado em 31 de julho.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo