A primeira unidade Eataly da América Latina deve abrir as portas em novembro de 2014, no Itaim Bibi, em São Paulo. A loja da rede italiana de supermercado gourmet é uma parceria com o grupo brasileiro St. Marche e será aberta na Av. Juscelino Kubitschek, 1489, onde hoje funciona uma concessionária Hyundai.

O prédio será reformado para dar lugar a aproximadamente 4 mil metros quadrados de área de venda. O projeto ainda deve incluir restaurantes, cervejaria e um café.

Por enquanto, os sócios não darão detalhes do empreendimento. Victor Leal e Bernardo Ouro Preto estão à frente de 14 unidades do supermercado St. Marche, além do Empório Santa Maria. Segundo Leal, o plano é seguir o modelo do Eataly Nova York, aberto em 2010.

O primeiro Eataly, fundado pelos empresáriositalianos Oscar Farinetti e Luca Baffigo Filangieri, nasceu em 2007, em Turim. O supermercado, que reunia produtos de alta qualidade e restaurantes em um ambiente agradável onde o lema é “a vida é muito curta para não comer e beber bem”, foi um sucesso tremendo.

A maioria das lojas tem cafeteria e restaurantes onde é possível escolher entre massas, carnes, peixes ou saladas para uma refeição rápida, além de livraria especializada em gastronomia. Muitas unidades, como a loja de Turim, na Itália, oferecerem workshops de culinária e jantares temáticos com chefs convidados. A ideia é dissociar a imagem enfadonha e obrigatória das compras do dia a dia e transformá-las em um programa agradável.

Ítalo-brasileira

A parceria entre o grupo St. Marche e o Eataly nasceu de forma peculiar. O vídeo promocional de um carrinho de supermercado despertou a curiosidade dos empresários brasileiros. “Quando estávamos abrindo uma de nossas unidades, um representante de carrinhos nos mostrou um vídeo filmado em uma loja muito bonita. Achei o lugar incrível e perguntei que loja era aquela. Era o Eataly de Turim”, recorda Leal.

Após uma visita à rede italiana, Leal e Ouro Preto ficaram impressionados com o tamanho, a arquitetura, o cuidado com os ingredientes e a inovação que aquele lugar representava. A proposta de misturar restaurantes e entretenimento em um espaço de compra também chamou a atenção.

Ali mesmo tiveram certeza de que queriam trazer o conceito para o Brasil. Atualmente, o Eataly tem 22 lojas espalhadas pelo mundo, e em 2012, faturou 300 milhões. Todos os anos, as unidades de Turim e de Roma, as maiores do grupo, recebem quase 11 milhões de visitantes.

Além das lojas, o grupo administra mais de 20 empresas do ramo alimentar. E o número deve aumentar. Muitas dessas marcas chegam às prateleiras do Eataly. Um exemplo são os célebres vinhos da cantina piemontesa Borgogno (fundada em 1761), na qual o grupo tem uma participação. O mesmo vale para a cervejaria Baladin, cujo fundador, Teo Musso, foi um dos precursores da cerveja artesanal na Itália e para a tradicional vinícola Fontanafredda.

Expansão

O ano que vem será movimentado. Além da loja paulistana, no cronograma da empresa estão previstas ainda aberturas em Verona (Itália), Boston (Estados Unidos), Londres (Inglaterra) e Moscou (Rússia). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo