Hoje (23) foram divulgadas as estatísticas de empregos formais na capital paulista. Número é 1,4% maior que o registrado em agosto de 2012

De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio), 1.006.282 pessoas começaram um emprego com carteira assinada em agosto desse ano. Resultado é 1,4% maior que no mesmo período do ano passado.

O estudo, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), leva em conta ainda o saldo de contratações e desligamentos em São Paulo, alcançado ao subtrair o número de admissões (50.207) do número de demissões (42.296): 7.911. Em julho, apenas 788 pessoas haviam sido empregadas, deixando para agosto a geração de 7.123 empregos.

Segundo a FecomercioSP, o resultado reflete a “retomada de confiança dos consumidores e dos empresários verificada” no segundo semestre deste ano. Isso mostra, de acordo com os números, que mesmo com a economia caminhando em ritmo lento, há investimentos na contratação de mão-de-obra. Figuram ainda como motivos para este saldo de empregos a queda da inflação e a redução dos preços nos alimentos.

Os setores de supermercados (alimentos e bebidas) e as lojas de vestuário, tecidos e calçados foram os que mais geraram novas vagas, com 23.841 admissões e 19.294 demissões. O saldo positivo chega a 4.547 empregados, a metade do total registrado por todo o comércio varejista da Grande São Paulo.

Para a pesquisa, são utilizados os dados primários do Caged e, em posse do código CNAE do comércio varejista, consolidados os dados em 12 ramos de atividades, obtendo-se o número de empregados mensais, salário médio, demitidos e admitidos.

(Por NoVarejo – Escrito por  Rômulo Madureira) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo