A francesa Carrefour planeja desistir de um plano de abrir uma loja de luxo de alimentos no requintado Place de la Madeleine em Paris, disse nessa quinta-feira uma fonte próxima ao assunto.
O plano de luxo do Carrefour, ideia do ex-presidente executivo Lars Olofsson e anunciado em 2011, contrasta com a estratégia principal de corte de gastos da maior varejista da Europa para reavivar suas operações na França.
O Carrefour enfrenta dificuldades há anos na França, em parte devido ao formato de hipermercado em que foi pioneiro enquanto clientes sem tempo estão comprando mais localmente e online, e comprando produtos não-alimentícios em lojas especializadas.
O presidente-executivo Georges Plassat, que substituiu Olofsson em maio de 2012, respondeu na França, que corresponde a 40 por cento das vendas do grupo, cortando custos, renovando lojas, aumentando a competitividade de preços, simplificando as ofertas de produtos e dando mais autonomia aos gerentes das lojas.
Nos últimos meses, representantes do Carrefour têm relatado uma melhora na imagem de preço do grupo e no movimento nas lojas.
(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo