A franqueadora, Evolute Cursos Profissionalizantes, revela que conta com 85 unidades em funcionamento e deve cumprir meta de 100 até o final deste ano. A rede oferece, em suas unidades, mais de 50 cursos profissionalizantes

Com apenas dois anos no franchising, a Evolute Cursos Profissionalizantes já está com 85 unidades distribuídas em todas as regiões do Brasil. De todas as lojas, 19 pertencem à franqueadora e, dentre as 66 restantes, cerca de 21% são franqueados que apostaram na marca e já possuem duas ou mais unidades.

“Estamos em franca expansão e o nome da marca está sendo construído com a ajuda de franqueados comprometidos, satisfeitos e que formam uma equipe muito eficiente”, Ademir Santana, diretor de expansão da rede, que oferece cerca de 50 curos profissionalizantes, nas principais áreas do mercado de trabalho. Os franqueados, por sua vez, unem o know – how da rede a algumas técnicas de gestão para continuarem obtendo bom desempenho em todas as unidades que atuam. Conheça alguns cases de empresários de sucesso.

Empresário terá quatro unidades com menos de 25 anos

Um dos franqueados, Victor Lavra, de 23 anos, conta que entrou para o universo empresarial com apenas 18. Com outra rede de franquias, Lavra investiu de cara no segmento da educação. Quatro anos após esta experiência resolveu integrar a equipe de franqueados da Evolute e em pouco mais de um ano inaugurou sua segunda unidade. “É diferente você administrar sozinho duas empresas. O trabalho é muito maior, mas em paralelo a isso os ganhos também são.” Para Victor, o empresário precisa ter principalmente habilidade para igualar o nível da supervisão nos dois pontos. “Por exemplo, até mesmo quando a segunda unidade estava em processo de inauguração, o que exigiu muita atenção, a primeira unidade não pôde receber menos assistência. Isso poderia prejudicar os negócios futuramente”, explica o empresário.

Uma tática adotada por Lavra é utilizar a mesma equipe para a administração das empresas. De acordo com o franqueado, por se tratar de uma única rede, o trabalho nas unidades acaba sendo similar e os funcionários não encontram grandes dificuldades. Além disso, o número menor de pessoas na equipe implica diretamente no custo, que consequentemente acaba reduzido. “Tem dado muito certo. Inclusive o plano é no ano que vem inaugurar mais duas unidades, também nesses mesmos moldes de administração”, finaliza. A meta do empresário é inaugurar outras duas unidades da rede até 2015.

Três unidades em dois anos

Outro franqueado, o Wilson Zenha decidiu investir no segmento de educação há quatro anos. “Eu e meu sócio tínhamos muito interesse em uma metodologia de ensino mais prática, na qual os alunos aprendessem no seu próprio ritmo e tivessem professores apenas para consultá-los quando necessário. Iniciamos uma marca própria nesses moldes e ela durou dois anos.”

O empresário conta que apesar de ter acertado no segmento, faltava suporte na parte comercial. Foi quando surgiu a ideia de migrarem para uma empresa com o know how adequado, que desse a assessoria necessária. “Unimos a bagagem de conhecimento adquirida na experiência no setor com o suporte da Evolute. Foi fantástico. A partir daí, poucos meses depois abrimos a segunda unidade e há quatro meses já abrimos a terceira”, conta o franqueado.
Para ele, não há dificuldades pontuais em dirigir três unidades que alguém não encontraria possuindo uma única. “Problemas na gestão surgem eventualmente, mas todos eles são comuns a empresários do nosso porte, em qualquer segmento”, explica Zenha. “Você tem que ter um conjunto de coisas que se encaixam para que a unidade funcione bem. É preciso estar atento às oportunidades que unem essas coisas”, finaliza.

Sobre a Evolute

Criada em 2008, em Taubaté (SP), a Evolute Cursos Profissionalizantes é uma das principais escolas de cursos profissionalizantes do país, oferecendo formação nas principais áreas do mercado de trabalho. São cerca de 50 cursos focados em segmentos como informática, marketing, finanças, design, além de setores específicos como os de petróleo e gás, sucroalcooleiro e turismo.

Distribuída em 84 unidades, a marca Evolute está presente em todas as regiões do país, sendo que a empresa é líder de mercado na região do Vale do Paraíba, entre Rio e São Paulo. Em 2010, a Evolute Cursos Profissionalizantes lançou um segundo negócio, a Pop Idiomas. Assim como a Evolute, a Pop Idiomas é voltada para os públicos C, D e E, oferecendo curso de inglês através de um sistema de ensino individualizado e interativo. Vivenciando forte processo de expansão no mercado, a Evolute foi lançada como franquia no início de 2012.

Mais informações sobre o sistema de franquias da rede:(12) 3424-1318 ou www.evolutecursos.com.br

(Por NoVarejo – Escrito por  Erica Franco) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo