Entre o primeiro e o sétimo mês deste ano, a venda desses produtos cresceu 9,6% em volume sobre o mesmo período do ano passado. Em valor, o mercado total avançou 16,7%, conforme dados da Nielsen. O aumento da presença dos eletrodomésticos nos lares brasileiros tem ajudado a impulsionar o mercado de sabão em pó e líquido.
A Unilever, dona da marca Omo, aproveitou a sinergia entre os dois setores para fidelizar novos consumidores. A companhia anglo-holandesa e a americana Whirlpool, fabricante das máquinas de lavar Brastemp e Cônsul, lançaram em agosto a campanha conjunta “Eu te Omo”, na qual a lavadora Brastemp declara seu amor à marca da Unilever. Com ações em TV, internet e em pontos de vendas até o fim do ano, as companhias vão investir de R$ 15 milhões a R$ 20 milhões.
A marca Omo lidera o mercado de sabão para roupas em pó e líquido, que somou R$ 4,2 bilhões em vendas no varejo no ano passado. Mas concorrentes como P&G, dona da marca Ariel, Bombril, com a marca Tanto, e Química Amparo, fabricante de Tixan Ypê, também estão na disputa para aumentar suas fatias nesse segmento.
O mercado de sabão para roupas também cresce com a migração da versão em pó para a
líquida e com a tendência dos consumidores em comprar embalagens maiores. A categoria de líquidos, que começou a ser desenvolvida no Brasil há apenas cinco anos, representava 3% do volume total vendido em 2010. No ano passado, atingiu 13%. Segundo a P&G, as embalagens grandes – de 1,8 litro até 5 litros – já respondem por 50% das vendas de sabão líquido.
Em 2011, a venda de sabão em pó no varejo ficou estável em relação ao ano anterior, enquanto as fabricantes voltaram suas atenções para o segmento líquido. Mas no ano passado a categoria em pó voltou a crescer em função da sofisticação do consumo e de embalagens maiores e pacotes promocionais, segundo Julia Avila, analista de mercado da Nielsen.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo