Iniciativa visa ampliar a prospecção de start-ups elegíveis a receber aportes do MercadoLibre Commerce Fund, que já contabiliza seus primeiros investimentos

O MercadoLivre, companhia de tecnologia em comércio eletrônico na América Latina, anuncia um acordo com a Wayra, iniciativa global da Telefônica para apoio e promoção de startups tecnológicas, para incentivar e financiar o desenvolvimento de aplicações de e-commerce e potencializar a inovação de novos talentos no campo da tecnologia no Brasil.

O Brasil será o segundo país a ser beneficiado pela parceria – objetivo da criação do fundo MercadoLibre Commerce Fund, que destinará um total de US$ 10 milhões para o financiamento de start-ups que melhor utilizem o potencial da plataforma do MercadoLivre a partir de suas APIs. Serão identificados no país os projetos tecnológicos mais inovadores e que, a partir do uso das APIs MercadoLivre, contribuam para todo o ecossistema da empresa: MercadoLivre, MercadoPago, MercadoShops, MercadoEnvios e MercadoLivre Publicidade. Além disso, o foco será investir em empreendimentos que ainda estejam em uma etapa inicial, mas que demonstram perspectivas de crescimento, além do melhor aproveitamento da plataforma.

Além do apoio financeiro, o MercadoLivre acompanhará todo o processo de aceleração das empresas selecionadas e seu trabalho dentro da Academia Wayra*, através de mentoria e apoio técnico para desenvolvimento dos projetos. A primeira experiência de trabalho entre MercadoLivre e Wayra aconteceu na Argentina, sendo muito bem sucedida: as empresas Parsimotion, Nubimetrics e MrPresta receberam, cada uma, US$ 100 mil para desenvolver seus projetos.

“O ecossistema do MercadoLivre oferece múltiplas oportunidades de negócios para programadores e software houses com perfil de empreendedorismo que criem serviços e aplicações para o nosso ambiente”, afirma Helisson Lemos, diretor geral do MercadoLivre Brasil. “Sabemos da capacidade criativa e inovadora do Brasil e temos certeza de que os projetos selecionados vão enriquecer a experiência dos nossos compradores e vendedores”, conclui.

“Este acordo com o MercadoLivre é um estímulo para os empreendedores brasileiros da área do desenvolvimento tecnológico. É também uma conquista para nossa aceleradora, pois ganhamos um excelente parceiro para o crescimento dos negócios que já apoiamos”, afirma Carlos Pessoa, diretor da Wayra Brasil.

(Por NoVarejo – Escrito por  Cristiani Dias) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo