Entidades do comércio promovem cursos para profissionais de vendas e ações junto aos lojistas, enquanto indústrias anunciam lançamento de novos produtos
Desde abril e maio deste ano, as indústrias se preparam para lucrar na temporada de Natal e Ano Novo – data responsável pelo maior movimento nas vendas de todo o país. Quanto ao comércio, muitas das ações focadas para o final do ano devem ser lançadas a partir deste mês, como mostra empresas e entidades ligadas ao setor de varejo, comércio e bens de serviços.
As unidades regionais da Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas, por exemplo, abrem inscrições para programas de capacitação e treinamento para comerciantes interessados em treinar e capacitar equipes. Um exemplo é a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista de Nova Friburgo (Sincomércio), que, em parceria, oferecem o curso “Como vender mais e melhor no Natal”, que será realizado nos dias 7, 14, 21 e 28 de outubro.
De acordo com os organizadores cariocas, o programa visa desenvolver e reciclar nos profissionais de vendas a visão conceitual das técnicas de negociação, com foco nas necessidades e peculiaridades da maior data do calendário do varejo. “A intenção é de que o curso envolva a equipe e conscientize os profissionais para as mudanças que eventualmente precisem ser feitas em busca de resultados”, explica o presidente da CDL e do Sincomércio, Braulio Rezende, por nota.
As empresas associadas à CDL de Nova Friburgo ou ao Sincomércio ganham descontos nas inscrições, que podem feitas pelo telefone (0/XX/22) 2525-2033. Varejistas interessados em treinar equipes para a temporada do Natal podem procurar informações nas unidades regionais da Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), pelo link: www.cndl.org.br/cdl_encontre.php
Campanhas regionais
A Associação Comercial e Industrial de Ariquemes – RO (ACIA Ariquemes) já prepara a tradicional campanha “Natal da Sorte”, que visa incentivar as compras no comércio local. De acordo com a Associação, o lançamento está previsto para o final deste mês e reunirá lojistas associados de Ariquemes e região.
Neste ano, a ACIA Ariquemes planeja sortear mais de 101 prêmios para os consumidores que adquirirem produtos ou serviços nos estabelecimentos associados, em período ainda a definir. A Associação adianta que a ação sorteará 10 automóveis, 10 motocicletas, 10 televisores, 10 notebooks, 10 camas box casal, 10 fogões, 10 fornos elétricos, 10 micro-ondas, 10 máquinas de lavar roupas, 10 geladeiras e um motoprático (carreta para motocicleta), da marca Motopan.
Para o presidente da ACIA Ariquemes, Antônio Custódio, a campanha é uma importante ferramenta de marketing para atrair os consumidores às compras no fim de ano. “O lojista precisa ter um diferencial para vender mais no fim de ano”, explica, por nota. “Ao aderir ao Natal da Sorte ele pode ofertar aos seus clientes 101 bons prêmios. É muito difícil uma empresa oferecer essa premiação sozinha, por isso é que a ACIA se une às empresas da cidade para estimular as compras no comércio local”, afirma o presidente da Associação, que ainda ressalta que os lojistas conveniados receberão, com antecedência, mais de 5 mil cupons para entregar aos clientes.
Indústria paranaense investe em novidades para a ceia
A Zaeli Alimentos aposta no hábito brasileiro de elaborar ceias fartas nas festas de final de ano para alavancar as vendas. A fabricante paranaense já deu início à fabricação de novos produtos para incrementar as ceias, como o mix especial composto por mistura para kibe, amido de milho, champignon, uva passa branca, uva passa vermelha e ameixa seca sem caroço.
Os lançamentos, de acordo com a empresa, chegarão às prateleiras dos supermercados em outubro. A fabricante esclarece que a antecipação visa dar ao consumidor a oportunidade conhecer os novos produtos e até prová-los, antes das compras natalinas.
A Alimentos Zaeli foi fundada há tem 43 anos, no Paraná. Com forte atuação em diversos estados do Brasil, a fabricante conta com filiais e centros de distribuição existentes em todo o país e mais de 30 mil pontos de vendas.
Previsão do desempenho do setor
Algumas associações do setor já divulgam as expectativas para o desempenho da próxima temporada de final de ano. A Confederação Nacional de Comércio, Bens de Serviços e Turismo (CNC), por exemplo, acredita em um crescimento de 4,5%, ante 8,1% no mesmo período de 2012.
A desaceleração, de acordo com a CNC, deve atingir as vagas de trabalhos temporários. “O mercado espera alta de 1,8% nas contratações, com 122,9 mil novos trabalhadores. No ano passado, as contratações temporárias aumentaram 3,1%”, diz o economista Fábio Bentes”.
(Por NoVarejo – Escrito por Erica Franco) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo