Com queda aproximada de 1,1% nas vendas, indústria elétrica e eletrônica deve diminuir o ritmo de produção nos próximos meses, de acordo com dados da Abinee
A Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) divulgou, na última sexta-feira (19 de julho) os resultados de uma sondagem que aponta que as transações comerciais do setor tiveram desempenho abaixo das expectativas, em junho deste ano. De acordo com as empresas consultadas pela Associação, embora a situação das vendas tenha sido estável em relação a junho de 2012, o mesmo período de 2013 sofreu queda em relação ao mês anterior.
Ao comparar com o mês imediatamente anterior, o percentual de empresas que indicou crescimento foi de 34%. Além disso, a taxa de respostas que apontou resultados abaixo das expectativas atingiu 55%, enquanto apenas 13% tiveram os resultados acima das expectativas.
Para especialistas da Abinee, os estoques de produtos para insumo aumentaram durante o mês analisado, devido à queda das vendas – portanto, a produção também deverá ser afetada durante os meses de julho e agosto de 2013.
Expectativas dos fabricantes
A Abinne concluiu em sua nota à imprensa que para o mês de julho, 51% das empresas esperam crescimento em relação ao mesmo mês do ano passado. Ao comparar com o mês imediatamente anterior, este percentual reduz para 43%.
Com os resultados abaixo dos previstos nos primeiros meses deste ano, verifica-se a redução do percentual de empresas que prevê crescimento em 2013 comparado a 2012. Na sondagem do mês de junho, 62% das entrevistadas deram essa indicação, que representa o pior resultado desde setembro de 2012.
Queda nas vendas
Entre alguns fatores, a queda registrada nas vendas de produtos eletroeletrônicos acompanhou a retração do varejo nos últimos meses. O desempenho abaixo do esperado por varejistas do setor, segundo a Serasa Experian, se deve, principalmente, pelo endividamento dos brasileiros – já que a compra de aparelhos eletroeletrônicos dependem, em muitos casos, de creadiário.
Por NoVarejo – Escrito por Erica Franco) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo