Solução da Suécia se apoia em storytelling, ou seja, criação de histórias, para deixar as crianças entretidas enquanto os pais fazem as compras

Enquanto os pais compram, a criança está distraída com uma história. Essa é a aposta da empresa de tecnologia Dataton. A solução Storytrail, que já está à disposição dos clientes em 30 lojas da rede sueca ICA Kvantum, funciona assim: ao entrar, a criança retira um headphone e um controle onde aciona os botões de interação com a história. Durante seu passeio pela loja ela deve seguir uma trilha, devidamente demarcada com pegadas no chão, e chegar até os pontos indicados na história para assim destravar o próximo capítulo. As histórias mudam a cada semana.

“Trabalhamos com crianças há muitos anos e sempre enfatizamos a importância do storytelling como peça de aprendizado”, explica a criadora da solução Anna Lantz, CEO da Maj Maj Mån, que produz conteúdo infantil em parceria com a Dataton. “Queríamos encontrar uma maneira de suavizar a rotina das famílias, eliminando o estresse que pode surgir com crianças entediadas no supermercado”. Ela continua: “Desenvolvemos o Storytrail como um conceito que mantém a criança ocupada e entretida, e seus pais relaxados”.

Para a rede ICA Kvantum, a Maj Maj Måne criou uma história usando os personagens símbolos da rede em sua comunicação publicitária. A cada semana, uma nova história envolvendo aventuras destes personagens são gravadas.

Como forma de aumentar ainda mais a força de sua solução, a Dataton encomendou uma pesquisa à universidade sueca Linnaeus. A pesquisa sugeriu que mais da metade das crianças ficam mais calmas e quietas ouvindo a Storytrail no supermercado. Enquanto isso, o nível de estresse dos pais é reduzido em 20%. Outro argumento: 85% dos pais disseram preferir fazer compras em mercados que tenham Storytrail.

 

(Por NoVarejo – Escrito por Ticiana Werneck) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo