Exemplo que inovação e senso de oportunidade são princípios indissociáveis no mundo dos negócios acontece no Rio de Janeiro, onde o dono de uma rede de restaurantes começa a ganhar relevância com sua linha de produtos gourmet de marca própria, toda ela comercializada em empórios e supermercados sofisticados pelo Brasil.
Andre Paraizo é sócio do Restaurante Bazzar, com quatro unidades na Zona Sul do Rio. Ao notar que os clientes procuravam pelos molhos e coberturas servidas pelo estabelecimento para levarem para casa, tratou de suprir essa demanda em escala industrial. Investiu R$ 4 milhões na adaptação da cozinha da rede – que já nutria as quatro unidaeds em operação – garantiu a distribuição dos produtos no supermercado de um cliente fiel e, hoje, tem na iniciativa quase 20% da receita anual do Bazzar, que chegou perto de R$ 20 milhões em 2011.
“A gente sempre pensou em uma marca que pudesse trazer novos negócios. Assim concebemos o Bazzar. Hoje em dia, acreditamos que a operação de marcas própria tem potencial para, em pouco tempo, se tornar o nosso principal negócio”, afirma Paraizo, que abriu seu primeiro restaurante em Ipanema no ano de 1998.
Com 19 produtos, a linha Bazzar tem desde molhos a coberturas, fondue de chocolate e cafés. Recentemente, a empresa introduziu um portfólio de sobremesas prontas à linha. Até o final, estão previstas uma linha de sopas em vidro e de iogurtes.
“A gente já está presente em 320 pontos de venda no Brasil, com destaques para o Supermercado Zona Sul, no Rio, Pão de Açúcar e Casa Santa Luzia, em São Paulo”, destaca o empreendedor, que espera faturar com o negócio de marcas próprias R$ 4 milhões até o final do ano. “Nossa expectativa é continuar crescendo cerca de 30% ao ano até 2015”, afirma.
(Por Estadão) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo