Dando continuidade ao movimento que convida as pessoas a serem protagonistas de sua felicidade lançado em maio deste ano, o Pão de Açúcar estreia hoje (25/06) um novo filme publicitário com criação da PA Publicidade. Desta vez, Clarice Falcão é convidada a mostrar uma das atitudes que o supermercado realiza, tangibilizando a felicidade.

Com um jingle bem humorado, a cantora apresenta o Caixa Verde, um programa de descarte “pré-consumo”, pioneiro do Pão de Açúcar, que possibilita aos clientes destinarem para reciclagem, em urnas instaladas ao lado dos caixas nos supermercados, embalagens secundárias de produtos que não precisam levar para casa, como caixas de pasta de dente e de barrinhas de cereais. Criado em 2008, a iniciativa está presente em 121 lojas da rede (até julho, estará em todas as 164) e, desde sua criação, já arrecadou cerca de 3,8 milhões de unidades.

Um dos desafios na criação da nova campanha foi falar em sustentabilidade de uma forma leve e descomplicada, ao mesmo tempo em que engajasse as pessoas. O filme anterior do Pão de Açúcar propôs um convite à ação, chamando as pessoas a buscarem o que as fazem felizes. “Nesta segunda etapa do movimento, trazemos visibilidade às ações realizadas pela marca que nos trazem felicidade, começando com a sustentabilidade. Dessa forma, queremos inspirar as pessoas a assumir o protagonismo e também fazer a sua felicidade acontecer”, explica Maria Cristina de Amarante, Gerente de Marketing do Pão de Açúcar. Assim, para representar todas as ações sustentáveis realizadas pela marca, foi escolhido o programa Caixa Verde.

“O filme mostra que é possível ser sustentável de uma forma bem-humorada e moderna, evitando o discurso que muitas pessoas chamam de ecochato”, completa Eduardo Romero, Diretor Geral da PA Publicidade. O jingle, inclusive, brinca com o termo ao dizer que “Nem todo eco é chato, chato é o eco que repete. Só que a gente não é ecochato”. “Assim, foi importante ter a Clarice novamente, inspirando as pessoas a agirem sustentavelmente e mostrando que nossas iniciativas ultrapassam o discurso e são reais”, diz Romero.

Para ajudar a cantora no novo filme, a PA Publicidade recrutou colaboradores das lojas Pão de Açúcar, que também cantam versos da música. A gravação foi realizada em uma loja de São Paulo, criando uma ambientação ainda mais real. Com filmagem da Conspiração, sob direção de Ricardo ‘Gordo’ Carvalho, o filme será veiculado em versão de 30 segundos para canais fechados de televisão e também em rádio. Já uma versão exclusiva de 1 minuto estará disponível no Facebook. Ambas as versões terminam com a nova assinatura da marca “O que você faz para ser feliz?”.

O Pão de Açúcar é um dos pioneiros no grande varejo brasileiro a adotar iniciativas sustentáveis. Além do Caixa Verde, a rede possui há 12 anos, em parceria com a Unilever, as Estações de Reciclagem, que reciclam papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha usado, e doam para cooperativas de reciclagem. A rede mantém ainda o Alô Recicle (reciclagem de celulares, acessórios e baterias) e o Programa de Coleta de Pilhas e Baterias. Além disso, em 2008, inaugurou o primeiro supermercado verde da América Latina – hoje, a rede conta com sete lojas nesse formato em todo o Brasil. Com foco na eficiência no uso de recursos, uma loja verde conta com soluções completas para o descarte correto de materiais recicláveis; diminuição do impacto socioambiental no processo da edificação; e consumo racional de água, energia e insumos. O Pão de Açúcar comercializa ainda há 20 anos produtos orgânicos em suas lojas, possuindo amplo sortimento com cerca de 800 itens cadastrados.

Este projeto de comunicação também consolida o novo modelo de atuação da PA Publicidade, que envolve um trabalho multidisciplinar, em que todas as áreas de negócios da agência são ativadas com o objetivo de desenvolver uma comunicação com visão 360º, integrando disciplinas como endomarketing, marketing de relacionamento, design, digital e publicidade.

 

 

(Por Cidade Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo