Segundo um balanço divulgado pela Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), as vendas de não medicamentos nas drogarias do Brasil cresceram 16,2% de janeiro a abril deste ano, sobre igual período de 2012, totalizando R$ 2,83 bilhões. A maior parte é de itens de higiene e beleza, também comercializados em supermercados.

O avanço foi superior ao verificado nos medicamentos, que tiveram alta de 10,4%% na mesma comparação. Esses produtos ainda representam a maior parte das vendas das farmácias, com um total arrecadado de R$ 5,93 bilhões nos quatro primeiros meses do ano.

Para Sérgio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma, o crescimento das vendas de não medicamentos indica “o anseio da população por uma farmácia que funcione como uma autêntica loja de saúde, com um amplo mix de produtos de conveniência e bem-estar”. Assim, é provável que se mantenha o crescimento de itens que não se limitem a remédios e curativos, embora estes também apresentem taxas positivas.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo