Quase 90% dos varejistas da região metropolitana de São Paulo ouvidos durante pesquisa feita pelo Sincovaga (Sindicato do Comércio Paulista de Gêneros Alimentícios) apoiam a abertura de supermercados aos domingos e aos feriados. O domingo foi apontado como o terceiro dia de maior movimento nos estabelecimentos, atrás do sábado e da sexta-feira.

“É uma exigência do consumidor e do mercado. Se não tivesse venda, não abriria”, afirma Álvaro Furtado, presidente da entidade.

Por outro lado, o estudo também indica que 58% dos varejistas não oferecem benefícios, como plano de saúde e cesta básica, aos seus empregados. “Tentamos orientar as empresas, mas a resistência é grande. Com as menores, é ainda mais difícil de negociar, pois elas têm menos recursos”, explica Furtado.

A falta de contrapartida em relação ao trabalho nos finais de semana é a grande insatisfação dos trabalhadores do setor, quando o tema é discutido. Segundo Josimar Andrade, diretor do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, “os empresários querem abrir de domingo e feriado, mas não oferecem moeda de troca”.

A pesquisa do Sincovaga envolveu donos de 100 empresas varejistas em São Paulo e na região metropolitana, entre 6 e 15 de maio.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo