O aumento do número de mulheres no mercado de trabalho formal está impactando também o crescimento do setor de higiene e beleza. Segundo pesquisa do Data Popular, contando produtos de supermercado, cosméticos, e serviços de beleza (cabeleireiros, manicures, esteticistas), as famílias brasileiras, lideradas pelas mulheres, devem gastar R$ 59, 3 bilhões até o fim de 2013.

Dez anos atrás, o valor era menos da metade: R$ 26,5 bilhões. No mesmo intervalo de tempo, o número de mulheres trabalhando com carteira assinada teve alta de 157%.

Quase a metade do valor total previsto para 2013 (47,4%) deve ser desembolsada pela classe média. As classes mais altas responderão por cerca 34,2% e as mais baixas por 18,4%.

“Nossas pesquisas demonstram que o aumento de mulheres no mercado de trabalho influenciou diretamente no crescimento do consumo de produtos e serviços de beleza”, explica Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular. “Embora não sejam as únicas responsáveis por esses gastos, as mulheres determinam grande parte do destino do dinheiro nessa categoria”, ressalta.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo