O pioneirismo da rede supermercadista Coop, somado a uma parceria de sucesso que já dura dez anos com a RDS Multimídia, torna o modelo de ações de mídia indoor Coop um case de sucesso em comunicação nos Pontos de Venda e ambiente corporativo da rede.

Explorando adequadamente o apelo sensorial do sinal de rádio, a Coop tem em sua Rádio Indoor uma ambientação musical customizada de acordo com a identidade da marca e o perfil do cliente. Junto a essa ambientação musical, a Coop faz da Rádio Indoor uma ferramenta eficaz para sua comunicação junto aos funcionários e clientes. São divulgadas informações diversas, como serviços de utilidade pública, ofertas, promoções e informes sobre ações institucionais. A Rádio Coop é transmitida via satélite para todas as lojas da rede e também na internet, no site portalcoop.com.br.

Outra mídia que merece destaque é a TV indoor, implantada em 2005 pela RDS Multimídia. A TV Coop foi a primeira experiência de TV no PDV do varejo brasileiro. Com sinal digital de alta qualidade, a ferramenta auxilia na veiculação de ofertas, promoções, publicidade e campanhas institucionais. O know-how adquirido pela RDS e Coop na utilização tem sido objeto de interesse de vários segmentos do varejo, além de ser bastante eficaz para impactar o consumidor. “A RDS se orgulha de ser protagonista deste processo e afirma, sem medo de errar, que atualmente no Brasil nenhuma rede de varejo possui uma sinalização digital no PDV tão completa e com formato adequado aos seus objetivos quanto a Coop”, diz Cristiane Donini, Gestora de mídias Indoor Coop&RDS.

As drogarias de rua da rede contam com uma TV exclusiva, a TV Drogaria Coop. A ferramenta maximiza as possibilidades de relacionamento com o cliente Coop, fazendo do veículo uma excelente oportunidade de mídia. A TV exibe conteúdos exclusivos da drogaria, ofertas, dicas de saúde e qualidade de vida, além de campanhas publicitárias do setor farmacêutico.

Apostando na comunicação impactante no PDV, a Coop também conta com o Vídeo Wall, outra ferramenta de mídia que deu certo no PDV do varejista. Com a quantidade de quatro até doze monitores de vídeo de alto desempenho e qualidade, a ferramenta exibe conteúdos diversos, como promoções de produtos, campanhas dos fornecedores, dicas sobre assuntos variados e ações institucionais. “O Vídeo Wall é uma ferramenta de comunicação diferenciada, com a vantagem de ter um longo alcance e alta qualidade. A tecnologia utilizada permite que sejam exibidos conteúdos diferentes em seus monitores, sem que se perca a sincronia. Além disso, a mídia digital deixou a comunicação mais atraente e o ambiente mais moderno”, explica Marcel Soares, Consultor de Marketing da RDS.

A Coop também inova na segmentação de suas mídias em seus pontos de venda. A Tabela Digital de Preços é um bom exemplo: com dois monitores posicionados estrategicamente, a mídia fica localizada nos setores de Açougue, Padaria e Perecíveis. A novidade permite, além da informação de preços atualizados diretamente pelo servidor da rede, o destaque de produtos, anúncios, promoções, ofertas e dicas das marcas relacionadas a cada um dos setores. É uma opção para elevar as vendas dos produtos oferecidos, já que a novidade faz comunicação direta com o consumidor no ato da compra. Além da praticidade, a tabela diminui a poluição visual causada por materiais impressos.

“Estas são algumas iniciativas que colocam a Coop na vanguarda quando o assunto é otimização de mídias indoor, e demonstram a clareza da empresa quanto à importância de integrar todos os públicos com os quais lida”, afirma Cláudia Montini, Coordenadora de Marketing Coop.

(Por No Varejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo