O setor atacadista vem avançando a uma velocidade maior do que em 2012, impulsionado, em parte, por uma demanda crescente de consumidores que tentam fugir da inflação comprando em maiores volumes e, assim, obtendo descontos. A conclusão é do jornal Valor Econômico após ouvir redes atacadistas instaladas no País.
A política agressiva de preços dos atacados em 2013 – reflexo do aumento da concorrência entre líderes de mercado – tem atraído mais tráfego, o que contribui para esse crescimento do setor. Os atacarejos são os que mais puxam essa expansão. O Assaí, do Grupo Pão de Açúcar, por exemplo, cresceu 40% em maio. O Maxxi Atacado, do Walmart, 30%, segundo apuração do Valor.
Não é à toa que os atacarejos têm registrado expansão acima da média dos supermercados nos últimos anos. Em 2012, as vendas desse setor aumentaram num ritmo quase duas vezes maior que a dos super e hipermercados, conforme dados da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e da Abad (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores). Somente nos quatro primeiros meses deste ano, o ritmo foi quase três vezes superior. Enquanto os atacarejos tiveram alta real de 4,6%, os super e hipermercados avançaram 1,65%.
Para Rafael Vasquez, vice-presidente de atacado do Walmart Brasil, o consumidor está mais cauteloso em relação a gastos e atento a preços e o atacado acaba sendo favorecido nesse cenário. “Há ainda o fato de o setor não ter feito reajustes de preços consideráveis este ano, apesar da maior pressão em algumas categorias. Outro ponto favorável é a maior demanda de pequenas lojas de bairro, que se abastecem nos atacados”, completa José do Egito Lopes Filho, presidente da Abad.
A desoneração da cesta básica também pesou a favor dos atacados em 2013. De acordo com Vasquez, “a isenção de impostos aumentou mais o tráfego e vendas dos itens de cesta básica nas lojas”.
Preferência pelos atacados não para de crescer
Dados de uma pesquisa da Kantar Worldpanel, apresentada ao Walmart na semana passada, mostra que, em média, 500 mil novos lares passam a comprar todos os anos, de forma ativa, em redes de atacado no País.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo