São Paulo – O aumento dos custos com matéria-prima, aluguel, impostos e mão de obra são aspectos que preocupam as franquias do setor de alimentação. É o que revela a pesquisa “Balanço Setorial das Redes de Franquias no setor de alimentação em 2012”, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e pela ECD, consultoria especializada em Food Service.
Os gastos com mercadoria, por exemplo, tiveram um aumento de 5,4% em relação ao ano passado. O custo com aluguel em shopping continua sendo o mais alto, correspondendo a 15% do faturamento. Os custos com matéria-prima e mão de obra também pesam no orçamento das redes.
Mesmo assim, o crescimento continua. Até 2016, os entrevistados disseram que pretendem inaugurar mais de nove mil lojas e a expectativa é de que o setor cresça 13% neste ano.
A pesquisa teve participação de 42 redes de franquias associadas à ABF, cerca de 33% das que operam no mercado. Sete segmentos foram analisados: snack/cafeteria, sanduíches, pizzas/massas, comida asiática, comida variada/grelhado, doceria/sorveteria e outros.
O faturamento das redes cresceu 18% em 2012, com destaque para os segmentos de comida variada, doceria/sorvete e pizzas/massas.
O ticket médio das franquias entrevistadas cresceu 4,7% em relação ao ano passado. Em primeiro lugar, os segmentos de doceria/sorveteria tiveram um aumento de 12,6%, seguido de pizzas/massas (10%), comida asiática e snack/cafeteria que mantiveram taxas de 7%. Veja a tabela abaixo:
Outro ponto avaliado pelo estudo foi o local de instalação das redes. Hoje, os shoppings center representam praticamente metade dos pontos comerciais para franquias de alimentação. Até 2016, no entando, deve mudar. Pontos em rua e galerias devem ganhar mais mercado.
(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo