Hoje, o consumidor chega a pagar 45% mais pelo quilo da banana sem agrotóxico e três vezes mais por um suco pronto feito com frutas orgânicas. Isso tem impedido que a venda desses produtos cresça ainda mais.
De acordo com dados de uma pesquisa da Kantar Wordpanel, a cada R$ 100 gastos ao mês por famílias, com frutas, verduras, legumes e ovos, só R$ 4 foram com orgânicos em 2012. Em compensação, esses produtos já chegarm a 10 milhões dos 47 milhões de lares pesquisados.
Mas o avanço desse mercado poderia ser maior, não fosse o preço alto. Afinal, o apelo saudável junto aos consumidores é forte. Além disso, tem alto potencial de expansão.
Para vender mais
Para vender mais, os supermercados tem ampliado a variedade de produtos orgânicos nas prateleiras e dizem conseguir, nas compras em larga escala, reduzir os preços de alguns itens.
As redes fecham contratos de longo prazo com fornecedores regionais e entram com a logística, diluindo o custo do transporte dos produtos.
No Pão de Açúcar, o preço de folhas orgânicas já é igual ao das tradicionais. “Em alguns casos, são até mais baratas”, diz Sandra Sabóia, gerente da área no grupo.
Dez anos atrás, no Walmart, os itens orgânicos custavam até três vezes mais do que os similares convencionais. Hoje, a diferença média é de 50%, segundo a rede.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo