É o que apontam os principais resultados divulgadas até o momento. Segundo o indicador da Serasa Experian, a alta nas vendas na semana que antecedeu a data foi de 5,3% em relação ao ano passado. O desempenho foi inferior ao demonstrado em 2012, quando o avanço sobre 2011 foi de 7,3%.
Já o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) apurou crescimento de 6,44% no varejo, usando a mesma base comparativa. O resultado corresponde às expectativas da entidade, que havia estimado uma expansão de 6%. No ano passado, foi calculada alta de 4,4% sobre 2011. Os números mostram uma discrepância entre as metodologias usadas pelas duas empresas.
Os economistas da Serasa consideraram abaixo do esperado o desempenho do varejo neste Dia das Mães. Os altos níveis de inadimplência e endividamento, a escalada da inflação e os juros em alta foram apontados como razões para o resultado.
Por sua vez, Roque Pellizzaro Júnior, presidente da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), acha que o resultado conquistado pelo varejo é positivo. “É excelente para o comércio. A semana do Dia das Mães coincidiu com a folha de pagamento de boa parte dos consumidores, o que é um incentivo a mais para o movimento nas lojas”, comemorou.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo