Segundo pesquisa realizada neste mês pela Hibou, empresa de monitoramento do mercado, 80% dos consumidores entrevistados afirmaram que já tiraram algum produto de sua cesta de compras devido à alta de preços. Os pesquisados pertencem todos à facha salarial da classe C.

Citado por 65% dos consumidores, o tomate continua sendo percebido como maior vilão da inflação atualmente. Alimentos como feijão, identificado por 22% dos entrevistados, carne (6%) e café (4%) também preocupam.

“Mesmo sabendo que o tomate virou o vedete do momento, nos surpreenderam os outros produtos que aparecem como vilões  das compras do consumidor”, afirma Ligia Mello, coordenadora da pesquisa.

Refeição fora de casa

A inflação é sentida não apenas nos supermercados, mas também nos restaurantes, que reajustaram os preços dos menus. Segundo dados da Hibou, 64% dos entrevistados atualmente almoçam em casa ou levam de lá para o trabalho seu almoço. Apenas 20% estão comendo na rua.

“O número apurado é condizente com a população e o número de restaurantes da cidade, o que nos mostrou que existe, na média, certo equilíbrio”, explica Ligia. Segundo a coordenadora, destes 20% que comem fora, 70% não consideram sua alimentação saudável, e gastam em média de 15 a 19 reais por refeição.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo