A inadimplência no comércio varejista cresceu 5,84% em abril, ante igual mês de 2012, informou nesta quinta-feira a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Na comparação com março houve alta de 0,12%.

Já o indicador que mede as vendas subiu 7,34%, quando comparado com abril do ano passado, e 1,1% em relação a março deste ano. Para a CNDL, os dados sobre venda demonstram que “o mercado de crédito continua apresentando expansão considerável neste início de ano, motivado pelos índices recordes de empregabilidade e oferta de crédito”.

Já na questão dos pagamentos em atraso, “os números de abril mostram um ritmo mais brando de expansão da inadimplência, após  pico registrado em março”, diz a CNDL em nota. Na ocasião, o indicador havia crescido 12,38% ante março de 2012, e 3,61% ante fevereiro.

No acumulado de 2013, a inadimplência no varejo subiu 8,72%, frente aos primeiros quatro meses de 2012. A pesquisa utiliza o banco de dados do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), cuja base não é divulgada pelo CNDL.

“Após o primeiro trimestre do ano, que concentra pagamentos de impostos e parcelas remanescentes das compras de fim de ano, o consumidor tende a retomar o controle das finanças pessoais”, disse a economista do SPC, Ana Paula Bastos.

(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo