A Fifa lança nesta quarta-feira a loja virtual com produtos licenciados para a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014, que serão realizadas no Brasil.

A loja brasileira será operada pela B2W, maior varejista online da América Latina, indicada pela Globo Marcas, licenciadora da Fifa no Brasil. A abertura da loja da B2W estava prevista para o dia 2 deste mês e atrasou. Já o varejo eletrônico internacional será administrado pela Sports Endeavors, empresa licenciada da Fifa, que não informou se o site já começou a operar.

Em entrevista ao Valor em março, José Luiz Bartolo, diretor de licenciamento da Globo Marcas disse que os contratos de licenciamento abrangem 12 categorias de produtos e estão sendo desenvolvidos 800 itens “que já foram aprovados pela Fifa”. Há espaço para produtos regionais, como berimbau personalizado ou cuia de chimarrão, afirmou o executivo.

Questionado se existe preocupação pelos problemas de distribuição e entrega que marcaram a operação da B2W nos últimos três anos, Bartolo disse que a empresa fez um “belíssimo trabalho” para corrigi-los e que tem se mostrado “uma operação muito eficiente”.

As lojas físicas serão administradas pela Dufry. Em março, Bartolo disse que cerca de 50 lojas devem estar em funcionamento durante a Copa das Confederações.

Em 2012, a expectativa da Globo Marcas era de que as lojas físicas chegassem a 300 pontos em 2014 (a previsão foi refeita para 150 em março deste ano) e que os produtos licenciados já estivessem à venda no varejo do começo de 2013.

(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo