A Natura é a marca mais valiosa do varejo nacional, avaliada em U$ 3,9 bilhões. Renner, Casas Bahia, Lojas Americanas e Extra aparecem nas posições seguintes, de acordo com o ranking elaborado pela Interbrand que analisa as marcas mais fortes do varejo em diversos países, entre eles o Brasil. A diferença do primeiro lugar para os demais é expressiva: a segunda marca melhor avaliada, Renner, vale U$ 512 milhões. O relatório anual Best Retail Brands 2013 traz também Hering, Pão de Açúcar, Havaianas, Ponto Frio e Magazine Luiza no top 10 brasileiro.
É a primeira vez que a Interbrand inclui o Brasil na sua análise de varejo. O estudo organizado pela consultoria leva em consideração as empresas que publicam os seus balanços financeiros e o quanto elas são reconhecidas pelo mercado, a experiência proporcionada pela marca aos consumidores, entre outros aspectos. Veja abaixo a lista completa:
Natura – U$ 3,9 bilhões
Renner – U$ 512 milhões
Casas Bahia –U$ 382 milhões
Lojas Americanas –U$ 361 milhões
Extra – U$ 319 milhões
Hering – U$ 212 miçhões
Pão de Açúcar – U$ 187 milhões
Havaianas – U$ 167 milhões
Ponto Frio – U$ 147 milhões
Magazine Luiza – U$ 136 milhões
(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo