O dado é de uma pesquisa realizada em cinco grandes redes de varejo em São Paulo. A reportagem do jornal Diário de S. Paulo visitou, no último dia 25, as lojas Extra, Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart e Futurama. O levantamento mostrou que o preço do mesmo produto varia até 44,1% de um supermercado para outro.

A maior variação foi encontrada no ovo Talento, da marca Garoto, de 375 gramas. Enquanto no Carrefour ele era vendido por R$ 26,70, no Pão de Açúcar e no Extra (que fazem parte do mesmo grupo) custava R$ 38,49.

De acordo com os varejistas, ao longo das semanas até a Páscoa, que neste ano será comemorada no próximo dia 31, os preços devem sofrer alterações (para mais ou para menos).

Reajuste anual

Os preços aumentaram entre 3,7% e 32,8%, dependendo do tipo e da marca, na comparação com o ano passado. O Diário de S. Paulo conferiu os valores dos ovos nos mesmos supermercados pesquisados em 2012. Em dois casos, porém, houve diminuição de preço. O Sonho de Valsa caiu 21,3% no Walmart, mas também ficou menor: de 290 para 270 gramas. O Talento de 375 gramas ficou 18,8% mais barato no Carrefour.

(Por O Diário de São Paulo) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Retail Lab