A alta foi de 9,7% e refere-se aos itens enquadrados no segmento Trade Up, que envolve tanto os de maior valor agregado quanto os de acesso. A constatação é de um levantamento recente da consultoria Nielsen. Segundo Natalí Araújo, analista de mercado da empresa, agora o segmento representa 51% das categorias maduras nas gôndolas.
Esse movimento também é sentido na indústria. A Kimberly-Clark, por exemplo, verificou que, nos últimos 5 anos, 20% dos clientes que compravam papel higiênico de folha simples migraram para o de folha dupla. Com isso, a multinacional vem investindo mais na criação de produtos desse nicho, segundo Carolina Kourroski, diretora da Divisão de Negócios Norte & Nordeste da empresa.
O maior desafio agora é manter os consumidores que experimentaram os novos itens nessa faixa de consumo. “O consumidor não quer voltar a comprar produtos das categorias inferiores, mas para se manter fiel ele busca melhor preço e promoções”, afirma Natalí, da Nielsen. Segundo a consultoria, o nível elevado de endividamento das famílias faz com que esse esforço seja mais intenso.
(Por Brasil Econômico) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Retail Lab