Uma disputa judicial pela herança do empresário Arthur Sendas pode respingar nas finanças do Grupo Pão de Açúcar nos próximos meses. João Arthur Mello Sendas, neto do antigo dono da rede supermercadista, que foi vendida ao GPA em 2003, entrou com uma ação na justiça contra seus tios, por não receber uma parte da herança após a morte do avô. Se ele ganhar a causa, parte do valor que receberá pode vir da maior varejista do País.

Desde que Arthur Sendas morreu, há pouco mais de quatro anos, seu neto João Arthur tenta receber de três tios parte do espólio e a pensão alimentar a que teria direito até o fim dos seus estudos. Seu pai também já faleceu, há dez anos, e era Arthur quem ajudava o neto a se manter. Cansado de insistir com a família, João Arthur recorreu à Justiça.

Arthur Sendas vendeu 60% de sua empresa ao Pão de Açúcar em 2003. Mas, com a entrada do grupo francês Casino no capital do GPA, em 2005, a família Sendas entrou numa disputa judicial para receber mais pelos 40% restantes. Em fevereiro de 2011, o Pão de Açúcar aceitou pagar R$ 377 milhões por essa porcentagem, mas o valor foi dividido em parcelas. Como nem todas foram pagas ainda, se João Arthur obtiver ganho de causa, o valor que receberá pode vir do GPA.

Contatados, João Arthur e seus tios não responderam à reportagem do jornal Valor Econômico. E o GPA, por meio da assessoria de imprensa, informou que ainda não foi notificado sobre o caso.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo