As vendas no varejo online da Black Friday nos EUA superaram 1 bilhão de dólares pela primeira vez este ano, uma vez que mais consumidores utilizaram a internet para fazer suas compras de fim de ano, disse a comScore Inc neste domingo.

As vendas online saltaram pelo menos 22 por cento na Black Friday, ante vendas de 816 milhões de dólares no mesmo dia do ano passado, de acordo com dados da comScore.

O E-commerce representa menos de 10 por cento dos gastos de consumo nos EUA, mas está crescendo fortemente, uma vez que os compradores são atraídos por baixos preços, conveniência, transporte rápido e grande variedade.

A ShopperTrak, que registra o movimento em lojas físicas de varejo, estimou vendas da Black Friday de 11,2 bilhões de dólares, queda de 1,8 por cento contra o mesmo dia no ano passado.

“Online foi cerca de 9 por cento do total das vendas, mas pode passar de 10 por cento pela primeira vez nesta temporada”, disse Scot Wingo, chefe-executivo da ChannelAdvisor, que ajuda os comerciantes a venderem mais em sites incluindo o Amazon.com e o eBay.com.

A comScore espera que os gastos de varejo online subam 17 por cento, para 43,4 bilhões dólares ao longo da temporada de férias. Isso está acima do aumento de 15 por cento na última temporada e à frente da expectativa do setor de varejo para um aumento de 4,1 por cento nos gastos gerais.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo