O Mundo Verde se prepara para conquistar terreno no ambiente virtual. Para 2013, a rede voltada para produtos de saúde e bem-estar estuda o lançamento do seu e-commerce. A criação da loja on-line é mais um passo para manter a sua solidez em um segmento que movimenta anualmente R$ 40 bilhões e que em 2015 movimentará algo próximo de R$ 60 bilhões, segundo análise do EuroMonitor. Além da expansão virtual, a marca continua apostando na ampliação de seus pontos de venda. Para criar experiência junto aos seus clientes, a empresa vem investindo no desenvolvimento de conteúdo e ações de Marketing que gerem benefícios tangíveis ao seu público alvo.
A marca acaba de completar 25 anos e mantém-se na liderança no mercado de saudabilidade, além de ser a maior franquia do segmento com um total de 230 unidades, das quais 45 foram inauguradas em 2012. Para o próximo ano, o crescimento previsto segue o mesmo ritmo, com pelo menos 50 novas franquias. Toda essa expansão visa abocanhar uma fatia cada vez maior do mercado da saudabilidade, que ainda tem fôlego para crescer.
Como a preocupação das pessoas com saúde cresce a cada dia, o Mundo Verde quer estar preparado para atender ao consumidor onde quer que ele esteja. “Temos um projeto para estar atuando muito brevemente no e-commerce. Percebemos um grande potencial. O Mundo Verde é uma marca muito querida e estamos prevendo um avanço interessante neste sentido”, avisa Luiz Mação, Diretor de Marketing do Mundo Verde, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Catálogo de 10 mil itens
Com a loja virtual, os clientes poderão ter à disposição um catálogo de até 10 mil itens. Hoje este é o total de produtos comercializados pela empresa. Como as lojas físicas não comportam tamanha quantidade de mercadorias, os portfólios são montados de maneira regionalizada de acordo com as preferências de consumo verificadas em cada local, contendo entre três e cinco mil produtos.
Os números parecem indicar como certo este movimento para o comércio virtual. O portal da rede recebe em média 350 milacessos únicos mensais. O blog contendo dicas de saúde, informações sobre os produtos e outros temas correlatos recebe 90 mil acessos por mês. No Facebook a fanpage da empresa tem 35 mil fãs.
A estratégia de presença online também passa por iniciativas de criação de conteúdo. A empresa conta com uma equipe de profissionais voltada exclusivamente para o desenvolvimento de material jornalístico, dicas de bem-estar e saúde, além de vídeos para a TV Mundo Verde. “Estamos presentes nas principais redes sociais, desenvolvendo conteúdo para alimentá-las e contamos também com uma ampla base de dados para o envio da nossa newsletter. São 400 mil clientes cadastrados recebendo semanalmente a nossa news”, afirma Luiz Mação.
Ações integradas no ponto de venda e nas redes sociais
Nas lojas físicas, o Mundo Verde investe para criar uma experiência diferenciada para os seus clientes, além de manter o seu posicionamento como marca engajada no tema vida saudável. Uma das armas para isso é a TV Mundo Verde, que tem como objetivo servir de canal informativo e de utilidades para as pessoas que visitam os pontos de venda.
O conteúdo da TV é diversificado: os programas abordam alimentos, receitas ligadas à saúde, bem estar, comportamento e hábitos saudáveis, produtos naturais, orgânicos, tudo supervisionado por uma equipe da empresa.
Também há uma integração entre o conteúdo produzido para a TV, as ações promovidas nas redes sociais e promoções e sortimento de produtos nas lojas. “Trabalhamos de maneira articulada com todas estas mídias. Procuramos organizar este planejamento por blocos de informações. Dentro de uma determinada semana, trabalhamos todas as ações com os assuntos e tópicos que deve ter maior destaque. Este trabalho é coordenado com ações e promoções que acontecem em nossa rede”, explica o Diretor de Marketing.
Foco no mercado interno
Além da rede instalada no Brasil, o Mundo Verde possui dois pontos de venda em Portugal, também pelo sistema de franquias. Embora os resultados sejam animadores, a empresa ainda não pretende se arriscar em uma expansão para outros países. A desaceleração da economia europeia é uma das razões para o desinteresse temporário nessa expansão, apesar de produtos relacionados ao Brasil passarem por um bom momento no cenário internacional.
Por isso toda a estratégia do grupo permanecerá no mercado interno. Das 27 unidades federativas do país, o Mundo Verde está presente em 24 deles, gerando um movimento de 100 mil clientes por dia em suas lojas. “Nosso foco ainda é Brasil. Entendemos que ainda não é o momento de desfocar nossa energia do mercado brasileiro. Temos muito para crescer por aqui e o cenário é muito favorável, ao contrário do que observamos no âmbito internacional, que em alguns casos está bastante turbulento”, explica Luiz Mação, Diretor de Marketing da empresa.
Além disso, a marca pretende manter o crescimento de outra unidade de negócios do grupo, o restaurante Verdano, especializado na chamada fresh food. Por enquanto a rede possui apenas quatro lojas, mas a empresa garante ter um número considerável de empresários interessados em abrir uma franquia do restaurante no próximo ano.
(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo