O Ministério do Meio Ambiente (MMA) publicou na última terça-feira, 13, portaria no Diário Oficial da União, que traz as diretrizes para o funcionamento do Grupo de Trabalho (GT) sobre sustentabilidade do uso de sacolas plásticas descartáveis. A iniciativa atende a uma demanda da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), apresentada em agosto deste ano, com o objetivo de estabelecer regras claras com relação à fabricação e ao uso de sacolas plásticas e, com isso, reduzir a insegurança jurídica e tecnológica que ameaça o setor.
O GT Sacolas deverá contar com a participação de outros oito ministérios e mais representantes de todos os setores, das partes interessadas, ou seja, supermercadistas, indústria do plástico, recicladores e representantes da sociedade civil.
Em comunicado divulgado pela Abras, em agosto deste ano, a instituição declarou a importância de se criar um novo fórum de debates para examinar as tecnologias disponíveis e combater a falsificação que coloca a segurança do mercado e dos consumidores em risco, justificando o pleito junto ao MMA.
A entidade assume o compromisso em contribuir com o governo, mas, sobretudo, dar resposta ao desafio socioambiental de reduzir o uso de sacolas plásticas descartáveis, para com isso manter o atendimento ao consumidor com excelência e dentro de parâmetros éticos.
(Por Varejista) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo