Boxpark, considerado o primeiro shopping pop up do mundo, fica em Shoreditch, Londres, num antigo galpão de estocagem da empresa local de trem, que não era usado há 40 anos. Abriu no último dezembro, deve fechar em cinco anos, e reabrir em qualquer lugar do mundo.

Tudo muito simples: o shopping não passa de uma intrincada diagramação de 60 containers marítimos, unidos um ao outro pelo lado ou pelo topo, formando andares, corredores, espaços de convivência e lojas, assemelhando-o, de longe, aos tradicionais malls.

O Boxpark funciona todos os dias, e lá estão marcas consagradas como Diesel, The North Face, Puma, Levi’s, Lacoste, Calvin Klein e Nike. Marcas locais alternativas também apostaram na ideia, além de dez restaurantes e lanchonetes. “Sempre fui fascinado por containers marítimos, e o Boxpark é uma fusão de diversas ideias pessoais. Eu queria criar um espaço de comércio, em grande escala, usando os containers para oferecer aos varejistas um custo mais baixo de aluguel, versatilidade e um modelo mais eficiente que fizesse sentido, a antítese de um shopping mall tradicional. Ao mesmo tempo queria que fosse um espaço de convivência”, comenta o CEO Roger Wade, dono da ideia.

Ele esteve palestrando durante o recente World Retail Congress, contando os detalhes de seu projeto, inclusive a Boxpark, que foi um dos destinos visitados pelo grupo que realizou visitas técnicas pelas lojas mais inovadoras de Londres, escolhidas pela direção do evento.

Wade se referia em sua fala à faceta de entretenimento de seu empreendimento. O shopping também empresta seu espaço em favor da comunidade em que está inserido, organizando eventos de moda, música, esporte e caridade. “É um espaço vivo, que expressa a criatividade e atitude da comunidade à nossa volta. E coloca a inovação onde ela merece estar: na rua”, comenta Wade.

(Por NoVarejo) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, núcleo de estudos do varejo