Uma reunião ocorrida ontem (27/09) definiu que serão feitas mudanças na administração do estatuto do Grupo Pão de Açúcar. Apesar da oposição de Abilio Diniz à maioria das alterações propostas, o Conselho de Administração decidiu por implementá-las.
Foi aprovada a criação dos comitês de governança e de auditoria, proposta pelo Casino. Também ficou definida a extinção do conselho consultivo formado por economistas, que davam suporte às decisões da empresa.

No ponto que mais gerou polêmica entre ambos, Abilio conseguiu criar uma regra para a proposta que permite a instalação das reuniões do conselho de administração com apenas 8 membros. Pelo acordo firmado, as reuniões devem contar com pelo menos 10 membros na primeira convocação, garantindo a presença de conselheiros independentes ou do lado do brasileiro. Na segunda convocação, no entanto, a reunião pode ser instalada com 8 membros.

Também foi aprovada a criação do cargo de vice-presidente do Conselho, que poderá comandar as reuniões na ausência de Abilio, mas com poderes limitados. O vice só presidirá as reuniões se Abilio Diniz não indicar alguém para o seu lugar, ou se a pessoa indicada também não comparecer. O vice não tem o poder de colocar em votação questões que reduzam o poder do brasileiro na empresa.

Como envolvem mudanças no estatuto, as novas regras precisam passar pela assembleia de acionistas. Estima-se um prazo de duas semanas para que o novo estatuto seja divulgado com as alterações implementadas.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, núcleo de estudos do varejo