A rede de franquias portuguesa Companhia das Sandes chega neste mês ao Brasil com a marca MySandwich. Trazida ao país pelo grupo Ornatus, controlador das redes Morana, Balonê, Love Brands, Jin Jin Wok e Jin Jin Sushi, a primeira franquia será aberta no shopping Pátio Paulista, no centro de São Paulo.

Focada em sanduíches rápidos e sucos, a MySandwich faz parte do grupo de varejo de alimentação Starfoods. Em Portugal, a marca tem 45 unidades e mais de 20 anos de mercado. A Starfoods detém ainda a marca Lojas das Sopas e é controlada por um fundo gerido pela Explorer Investments.

Mesmo trocando de nome, a franquia pretende imitar o cardápio das unidades europeias. Entre ingredientes como queijo brie e presunto tipo Parma, a rede quer “tropicalizar” o menu com mortadela e peito de peru.

Segundo Jae Ho Lee, diretor geral do grupo Ornatus, as redes internacionais estão bastante interessadas no Brasil. “Toda semana recebemos contatos de marcas estrangeiras. Quando elas chegam, buscam sempre um parceiro local que tenha conhecimento no mercado. A procura foi deles, mas o acordo foi bom para os dois lados”, conta Lee.

Entre o desenvolvimento do projeto e a abertura da primeira loja, o grupo Ornatus investiu 2 milhões de reais para começar a operação no país. Neste ano, mais algumas unidades devem ser abertas antes de começar a expansão por franquias. “Devemos abrir de duas a quatro unidades até o final desse ano. Uma será própria e já está fechada, no shopping Eldorado, em São Paulo”, diz.

No ano que vem, a expansão será mais acelerada. “Deve ter um ritmo de abertura de 20 a 30 novas franquias por ano. Nesse primeiro momento, estamos focando em shopping, pela visibilidade. Mas, o modelo comporta lojas em ruas, aeroportos e universidades”, explica.

Lee diz que este ritmo só é possível porque a operação é relativamente simples. “É uma operação que passa o dia todo vendendo, com ticket médio de 18 reais, e é fácil na formação de mão de obra. Em um restaurante, demora 40 dais para formar equipe. Aqui, são sete dias”, afirma.

Os candidatos interessados no negócio precisam ter afinidade com a área de alimentação, mas não é obrigatório ter experiência no ramo. As franquias devem exigir investimento inicial de 400 mil reais e o prazo de retorno do capital é de 2 anos.

Neste ano, o grupo Ornatus agregou quatro marcas ao seu portfólio. Lee conta que a ideia é amadurecer essas operações nos próximos seis meses antes de investir em novas redes. “Vamos dar uma maturada nessas operações e começamos a inaugurar as primeiras unidades. Mas, todo mês estamos abertos a discutir oportunidades”, afirma.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo