Segunda maior varejista de eletrodomésticos no Brasil, a Máquina de Vendasse prepara para disputar a preferência dos consumidores em São Paulo. “Temos um plano de crescimento agressivo para a Ricardo Eletro. Queremos entrar na cidade de São Paulo, para depois conquistar a liderança nacional”, afirma Ricardo Nunes, presidente da Máquina de Vendas, sem adiantar datas para a estreia.

Com este intuito, a empresa anunciou a contratação da agência de publicidade Fischer&Friends nesta quarta-feira. Principal bandeira da Máquina de Vendas, a Ricardo Eletro investe cerca de 100 milhões de reais em mídia anualmente, contando com 320 lojas distribuídas nas regiões sudeste, centro-oeste e nordeste. “Para começar esse movimento, precisávamos do apoio de uma agência que tivesse grande expertise em varejo e estratégia comercial”, diz Nunes.

Bairro a bairro

Ainda não ocupada territorialmente, a cidade de São Paulo é cobiçada bairro a bairro pela concorrência. Encabeçando o ranking do varejo eletrodoméstico, o Pão de Açúcar marca presença na Grande São Paulo com 217 lojas da ViaVarejo, que reúne as marcas Ponto Frio e Casas Bahia.

Em terceiro lugar na disputa, o Magazine Luiza cravou sua entrada na cidade em 2008, quando abriu as portas de 44 lojas em um único dia. Em 2011, a rede expandiu suas operações em São Paulo com a compra do Baú da Felicidade, que pertencia ao Grupo Silvio Santos.

“Estar em São Paulo significa ocupar uma posição absolutamente diferenciada. Em termos de volume, a cidade responde por algo como 25% do mercado de varejo”, diz Claudio Felisoni, coordenador do Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração da USP. “Não dá para ser líder sem estar na capital paulista.”

Depois de fechar a aquisição da rede Salfer em abril deste ano, a Máquina de Vendas prevê um faturamento de 9 bilhões de reais para 2012. Além de Ricardo Eletro, a holding também conta com as marcas Insinuante, City Lar e Eletro Shopping.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo