Rumores de que a Heinz pode comprar mais uma marca de alimentos brasileira circularam pelo mercado recentemente e o interesse da americana pode fazer muito sentindo. Isso porque, a aquisição da Quero, anunciada com exclusividade porEXAME, em março do ano passado, vem trazendo resultados muito promissores à companhia, tanto que a Quero já figura entre as 15 marcas que mais crescem no portfólio global da Heinz.

A Heinz divulgou, nesta quarta-feira, seus resultados financeiros referentes ao primeiro trimestre fiscal de 2013 – período que corresponde aos meses de maio a julho deste ano – e, mais uma vez, os países emergentes tiveram contribuição relevante nos números da companhia. No período, o lucro cresceu quase 10% na comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando quase 280 milhões de dólares.

A receita líquida caiu 1,5% no trimestre e foi impactada, principalmente, pela variação cambial do período, o faturamento somou 2,7 bilhões de dólares. Já nos mercados emergentes, a receita cresceu 16,5% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Nas mesmas regiões, o volume de vendas avançou 24,9%, impulsionado, principalmente, pelo Brasil, onde o crescimento foi de 36% entre os meses de maio a julho.

“Este é o nosso 29º trimestre de crescimento consecutivo nas vendas. Mesmo com um ambiente econômico mais complicado, com custos mais altos e variações de moeda estrangeira, tivemos um bom começo de ano fiscal. E os nossos três principais motores foram: as operações nos países em desenvolvimento, o crescimento das nossas 15 marcas tops e o crescimento das vendas do tradicional ketchup no mundo”, afirmou William R. Johnson, CEO da Heinz, em comunicado.

Além da Quero ser uma das principais marcas em expansão da Heinz. O Brasil foi também um dos países onde a venda de ketchup da marca mais cresceu. No mundo, as vendas do produto aumentaram 3,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Em 2011, a Heinz comprou o controle da Quero por cerca de 1 bilhão de reais. A operação marcou a entrada definitiva da tradicional fabricante de ketchup no mercado brasileiro.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo