A Bril Cosméticos, empresa do grupo Bombril lançada no ano passado após a compra de 75% da marca Ecologie, por cerca de R$ 15 milhões, prepara-se para apresentar sua primeira linha de fabricação própria.

Com investimentos da ordem de R$ 5 milhões, a empresa quer atrair a atenção de pessoas de 15 a 30 anos, com novos produtos e ampliação de linhas atuais, como a Raízes, que foi totalmente reformulada e vai ser direcionada para a venda em supermercados.

O lançamento será feito durante a Beauty Fair – Feira Internacional de Beleza Profissional, que acontece em setembro.

A Bril Cosméticos entrou no segmento de beleza para concorrer diretamente com Flora, da JBS, dona de marcas como Minuano, Neutrox e Francis, e também com o gigante portfólio da Hypermarcas, em um mercado pulverizado e com grande potencial de expansão.

Só no ano passado, o mercado de higiene, limpeza e beleza faturou R$ 29,4 bilhões em todo o país, de acordo com dados da associação do setor, a Abihpec.

Novas aquisições, no entanto, não estão nos planos de Ronaldo Sampaio Ferreira, presidente do conselho de administração da Bombril.

“Queremos melhorar o portfólio atual (de 120 produtos) e nos preparar para o lançamento de uma linha voltada para o público adulto, de 40 a 50 anos”, conta o empresário.

A meta é que a linha adulta chegue ao mercado ainda neste semestre.
Ferreira é um entusiasta do novo negócio, mas admite que chegou a acreditar que a Bombril estava atrasada no investimento.

“O mercado de higiene e limpeza está saturado e é complementar do mercado de beleza. Entramos bem a tempo, porque ele está em grande ascensão”, afirmou ele.

Inovação

A Bril Cosméticos vai apostar na inovação nas linhas de produtos, fortalecendo o conceito ecológico.

A empresa vai apresentar 24 itens desenvolvidos com elementos naturais, sem a utilização de parabeno, metais pesados ou silicone. Além de nove produtos da linha Ecologie Corpo como sabonete líquido, em barra, locação hidratante. Também serão lançados cinco itens da linha Ecologie Homem, como espuma de barbear, gel fixador e pomada modeladora, por exemplo.

Flora

A Flora, empresa de cosméticos da JBS, também está investindo pesado para ampliar sua linha de produção.

Segundo informações publicadas no Jornal do Commércio, de Pernambuco, a empresa vai investir R$ 150 milhões em uma unidade em Jaboatão dos Guararapes, que será responsável por 1/3 do faturamento da companhia. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Flora confirmou os investimentos no estado nordestino, mas sem precisar o montante.

Com faturamento de R$ 1,2 bilhão em 2011 – mais do que o dobro dos R$ 500 milhões de 2010, o objetivo da indústria é tornar-se uma das maiores e mais eficientes empresas brasileiras nos setores de higiene, beleza e limpeza. A meta da empresa é repetir o crescimento de 2011, e dobrar o faturamento nos próximos três anos.

Neste ano, a Flora confirmou recursos de R$ 200 milhões para a ampliação da fábrica de Itajaí e também a construção de um centro de distribuição para atender a região Sul, além dos investimentos na planta em Pernambuco. Atualmente, a Flora tem três unidades de produção em Santa Catarina (Itajaí) e Goiás (Guapó), com capacidade para 10 mil toneladas de sabão em pó por mês.

Entre janeiro e fevereiro deste anos, as vendas da empresa cresceram 25% em relação ao mesmo período de 2011.

(Por Brasil Econômico) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo