A Fitch atribuiu o rating nacional de longo prazo “A+” à Pague Menos, bem como à sua primeira emissão de debêntures da empresa – que será de 260 milhões de reais e com vencimento em 2016. A perspectiva é estável.

Segundo a agência de classificação de risco, as notas refletem “forma eficiente e rentável com que a companhia tem administrado o forte crescimento de seus negócios e a geração operacional de caixa, sustentados por uma estrutura de capital de baixa alavancagem e indicadores de crédito satisfatórios.”

Entre os fatores que limitam o rating estão o histórico de fraca posição de liquidez da empresa e o crescimento da concorrência. Além disso, as práticas de governança corporativa em desenvolvimento e o risco de concentração de operações em apenas um centro de distribuição se refletem na avaliação da Fitch.

“Os ratings incorporam, ainda, os desafios da Pague Menos de sustentar sua estratégia de contínua e rápida expansão em bases superiores às observadas até o momento, sem afetar demasiadamente sua estrutura de capital”, disse a agência.

A Fitch espera que a empresa administre com cautela o plano de crescimento e as potenciais aquisições de novos estabelecimentos, e também mantenha sua alavancagem.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo