A Cooperativa do Consumo (Coop) encontrou uma forma criativa de aliar solidariedade e facilidade no troco das compras dos clientes. Como forma de amenizar o problema da escassez de moedas no mercado varejista, a empresa lançou em todas as suas unidades a campanha “Troco do Bem”.  Pela ação, os consumidores são convidados a doar a totalidade ou parte de seu troco para entidades assistenciais da região.

A proposta é otimizar a devolução do troco, porém, ressaltando o lado social. Todo o valor arrecadado será doado à Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, que dirigirá os recursos às Apaes das cidades onde a Coop está localizada.

A operação é bastante simples. Assim que o cooperado totalizar o valor de suas compras no checkout e aparecer no visor o total do troco a que ele tem direito, a operadora de caixa vai sugerir a doação parcial ou integral da quantia. Se optar em colaborar com a entidade cadastrada, o cooperado decide pela quantia e recebe um cupom impresso comprovando a transação.

Para Valéria Maquiotti, analista de tesouraria da Coop, a campanha solidária também tem grande valia na otimização do troco, já que a Cooperativa, assim como o comércio varejista, sente falta de algumas moedas.

(Por APAS) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo