A mobilidade digital já é uma realidade vivenciada por parte dos brasileiros. De acordo com dados do Target Group Index, do IBOPE Media, 13% da população possui smartphones. 

Desse total, 5,2 milhões de pessoas acessam a internet pelo celular. E os lugares onde as conexões são realizadas variam bastante, permeando todos os momentos do dia.  O estudo Especial Mobile, realizado pelo IBOPE Nielsen Online, aponta que entre os usuários de smartphones que realizam acessos, 84% afirmam que o fazem enquanto aguardam algum tipo de atendimento, 59% acessam no carro (como carona) e 58% no transporte público.

E mesmo os momentos em que o uso do aparelho não parece ser recomendado ou oportuno, ele está à mão dos usuários. 42% das pessoas utilizam smartphones na hora do trabalho, 38% no banheiro e 28% durante as conversas com amigos.  E o que fazem tais usuários na rede? 87% acessam e-mails, 77% visitam redes sociais, 40% escutam música, 29% assistem a vídeos e 25% jogam games.  Já quando o objetivo é ficar informado, 79% utilizam sites de busca, 52% os de notícias, 46% procuram por mapas, 38% pelo internet banking e 34% acessam a previsão do tempo.

 

Sobre a pesquisa
A pesquisa Especial Mobile, realizada pelo IBOPE Nielsen Online, teve como base uma sub-amostra de internautas que fazem parte do painel de audiência da empresa em todo o Brasil. Ao todo foram questionadas 4.600 pessoas com 18 anos ou mais de idade sobre o hábito de usar internet no celular, no período de 25 de abril a 2 de maio de 2012.

(Por Cidade Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo