O comando da rede informou ontem (16/08) que registrou um “leve” prejuízo operacional no País no segundo trimestre. Prevendo isso, a companhia decidiu reduzir a velocidade de seu crescimento orgânico para melhorar a rentabilidade. 
O prejuízo veio mesmo com um aumento nas vendas da rede de 10,2% no segundo trimestre, ante igual período de 2011. Em “mesmas lojas”, porém, o crescimento foi menor, de 5%. Além disso, o tíquete médio cresceu 6,5%, e o tráfego nas lojas caiu 1,5% em relação ao ano passado. Ou seja, há menos pessoas nas lojas e, quem vai, gasta mais.

Essa desaceleração do ritmo de expansão já havia sido comentada pela área internacional do Walmart em maio. A empresa planeja inaugurar de 40 a 50 lojas no Brasil em 2012. De janeiro até junho, já foram 12. Em 2011, foram abertos 52 pontos de venda.

Doug McMillon, presidente do Walmart International, afirma que essa redução visa construir uma base sólida para aumentar as vendas em “mesmas lojas”. Além disso, vai fortalecer a política de “preço baixo todo dia” adotada pela rede em 2011.

(Por Cupermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo